Nos últimos dias, a torcida e a própria imprensa andam divididas em relação a uma questão. Escalar Marcelo Moreno ou Hernane no comando de ataque? Pois bem, resolvi enumerar alguns defeitos e qualidades e expor um pouco sobre a carreira de ambos os jogadores para que você, torcedor, possa tirar suas dúvidas a respeito deste assunto.
Marcelo Moreno é um atacante alto, forte e tem uma certa qualidade com a bola no pé. Faz bem o papel de pivô para a chegada de um companheiro vindo de trás. Mas se a equipe não tem um meio de campo eficiente, ele acaba se tornando um jogador com sem muita presença no jogo, pois ele precisa ter a bola no pé para fazer o que faz de melhor.
Começou sua carreira no Vitória da Bahia e, ainda nos juniores, foi para Belo Horizonte acertar com o Cruzeiro. No Cruzeiro, Moreno teve grande passagem e foi um dos pilares da equipe que chegou à final da Libertadores contra o Estudiantes-ARG, em 2008.
Depois dessa grande passagem, acertou com o Shakhtar Donetsk-UCR e, por lá, começou muito bem, mas perdeu espaço com a chegada de Eduardo da Silva e com o crescimento do futebol de Mkhitaryan e Luiz Adriano e acabou um tempo emprestado ao Werder Bremem e ao Wigan. Depois, em 2012, voltou ao Brasil para jogar no Grêmio e foi o artilheiro da equipe no Brasileirão de 2012, mas com a chegada de Barcos, Vargas e Welliton, acabou perdendo espaço em 2013 e acertou sua vinda para o Flamengo.
Hernane é aquele tipo de jogador que dá o sangue pelo time. Mesmo não sendo um primor na parte técnica, Hernane costuma compensar com a entrega dentro de campo. É um jogador que não fica fixo dentro da área, pois se movimenta bastante. Mas quando é preciso técnica no momento de finalização da jogada, ele acaba mostrando o seu principal defeito. Em certas jogadas, mesmo com o companheiro em condições melhores para marcar, ele acaba optando pelo seu “faro de artilheiro” e finalizando a jogada, na maioria das vezes, de forma errada.
Hernane começou sua carreira nas categorias de base do São Paulo, mas não se firmou no clube paulista e acabou rodando pelo interior do estado em busca de oportunidades de mostrar seu futebol. Em 2012, no Mogi Mirim, Hernane conseguiu uma excelente marca. Ele foi o vice-artilheiro (da 1ª fase, de pontos corridos) do Campeonato Paulista, atrás apenas de Neymar.
Depois de ser sondado por Grêmio e Inter, Hernane acabou optando pela proposta do Flamengo e acertou com o clube da Gávea para ser reserva de Vágner Love. Ainda em 2012, quase foi envolvido em uma troca com o Avaí para as chegadas de Renato Santos e Cléber Santana, mas acabou ficando e, com a saída do Vágner em 2013, acabou se tornando a única peça no ataque para o Campeonato Carioca, onde fez uma excelente participação e se sagrou artilheiro da competição.
Se eu tivesse que escolher entre um deles, certamente escolheria o Marcelo Moreno, pois sempre vou preferir a técnica à raça. Apesar de mostrar uma vontade muito grande quando joga, Hernane ainda é muito limitado. Já o Moreno, mostrou que futebol ele sabe jogar, pois sempre fez gols por onde passou e, com um time arrumadinho, com certeza ele renderá melhor do que o seu companheiro, Hernane.
E ai Nação, qual a sua opinião?
Fred Henauth
E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no