Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Arthur Muhlenberg: O Flamengo não cabe no rebaixamento.

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 22/09/2013
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar

Já que o mais recente jogo do século para o Flamengo será em Pernambuco roubei o título do post do manifesto assinado pelo Borges da Fonseca, jornalista que era um dos cabeças da Revolta Praieira, furdunço socialista e antiportuguês que vandalizou a província pernambucana em 1848. Os revoltosos exigiam, além dos 0,20 centavos, garantia do direito ao trabalho, liberdade imprensa, a extinção dos juros, eleições livres e completa reforma do Poder Judiciário. Tudo doidão.

Claro que foi só mais uma entre as muitas revoltas dos molambos contra as oligarquias no Segundo Reinado que acabou esmagada na porrada pelos batalhões de choque de D. Pedro II. Devia ser horrível viver em um país onde os pobres e injustiçados só tinham o direito de protestar até a hora que a forças da repressão começavam com a madeirada e o tiro de bacamarte.
Menciono a Revolta Praieira antes do nosso jogo de vida ou morte contra o nauticuzinho por mais dois motivos. Primeiro porque estamos revoltados de verdade, e em segundo porque a meteorologia garante que teremos um domingo de sol e praia daqueles aqui na Corte. O que significa um sacrifício a mais para a incansável torcida do Flamengo, a mais fodona do Brasil.
Nós, fechados com o certo, teremos que sair da praia justamente na hora em que o astro-rei refreia as emissões dos maléficos raios UV-B, para tomar conta do que nossos marmanjos vão aprontar diante do lanterníssima da competição. Nem precisamos de advertências, conhecemos o infindável poder do Flamengo para ressuscitar defuntos. E também sabemos que o que engorda o gado é o olho do dono e que não dá pra ficar na praia porque com esse time absolutamente tudo pode acontecer.
O torcedor do Flamengo em 2013 é um remador de Ben Hur, acorrentado às galés de uma nau errática e sofrendo com o látego da capatazia a estalar em suas costas a cada rodada do Brasileiro. Um ano sofrido e sem possibilidade de recompensas no horizonte próximo. Se torcer pro Flamengo fosse um trabalho, seria, sem a menor sombra de dúvida, um dos piores empregos do mundo.
Mas felizmente, e excluindo os marginais, torcer pro Flamengo não é trabalho, não dá dinheiro. É por isso que, entre outras boas razões, já avançamos céleres rumo ao décimo mês do ano maldito e até agora não há notícia de desistências, deserções, viradas de casaca ou pedidos para sair de nenhum torcedor. Ao contrário, a cada dia chegam mais voluntários cheios de disposição para remar junto.
Até agora os únicos que perderam a linha foram os chamados profissionais que tem outros interesses pelos quais brigar. Pra quem é Flamengo mesmo, de raiz, não existe a menor possibilidade de abandonar o barco. Simplesmente porque nós não queremos, e mesmo que quiséssemos, não temos outro lugar pra ir.
É exatamente isso que acontece com o Flamengo e a Primeira Divisão de Futebol Profissional Masculino. O Flamengo, mesmo que estivesse de saco cheio, querendo mudar de ares, a fim de desbundar, não tem outro lugar pra ir. O Flamengo está condenado, pelo seu tamanho, pela sua relevância, pela sua história e, principalmente, pelo poderio da sua torcida, sempre à principal divisão do futebol mundial. O Flamengo não cabe no rebaixamento.
E o mesmo fenômeno pode ser observado no banco do Flamengo. Quem o comada nesse domingo é o Jayme, velho conhecido da galera. Jayme, que possui estabilidade por ser funcionário do Flamengo e não precisa fazer agrados a dirigentes ou a empresários de qualquer ramo de atividade econômica, também não tem outro lugar pra ir. E nem está querendo ter, Jayme é Flamengo nas buenas y nas malas.
Mesmo na roubada Jayme está aí na linha de frente. Exibindo orgulhoso o seu aproveitamento bestial de 100% no campeonato e pronto pra botar a nossa mulambada rebelde pra correr e fazer o trabalho para o qual já são regiamente pagos e ainda beliscam um pixulé. Exatamente como ele fez há 102 dias contra o Criciúma. Mostrando resultados e sem nenhuma palhaçada. Não poderia haver melhor perfil pra comandar o Mengão no momento. Mais Flamengo impossível.
Mas nada disso é garantia de que o jogo de hoje ou os próximos 16 do campeonato serão agradáveis programas de lazer. Na verdade, a tendência é que não sejam. Se o time continuar de boca aberta como se apresentou na quarta-feira o risco de tomar até goleada do franco-atirador alvirrubro é enorme. O time do Flamengo, que com justiça ganhou a má fama de presepeiro e inconsequente, tem que se espelhar nas qualidades do treinador.
Na sua simplicidade, na sua paciência infinita, na sua discrição e no seu senso de colocação. O sucesso no futebol, em resumo, consiste em estar no lugar certo na hora certa. E Jayme já provou nesse mesmo campeonato que domina essa arte. Portanto, molambos superestimados que estão nos devendo um montão, não inventem, joguem como homens e não como moleques. Se de toda sorte não for possível, que ao menos sejam Flamengo como o Jayme de Almeida.
Estamos de olho.

Fonte: Urublog

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Noruega x Inglaterra: onde assistir ao vivo, palpites e prováveis escalações

Com brilho de Lino e gol de Wallace Yan, Flamengo vence o Benfica em jogo duro no Troféu de Algarve

@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino aproveita passe de Royal e marca 1º gol do Flamengo contra o Benfica

1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Olheiros vão a jogo do Flamengo para avaliar Johnny, jovem lateral esquerdo

1

Porto faz proposta ao Flamengo para contratar Daniel Sales, promessa da base

3
Brasileirão

Flamengo adquire carga de ingressos para jogo contra a Chapecoense na Arena Condá; veja detalhes

4 2

Preços altos! Chapecoense divulga informações de ingressos para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

3 7
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

7
Comentários Recentes
  1. PS em A declaração impactante de José Boto sobre Lorran, joia do Flamengo

    Meus amigos! O Diretor de futebol, fala mal da própria instituição e ainda é diretor. Eu nao sei , pq…

  2. Nicolas Azevedo Gomes em Ayrton Lucas participa de treino do Flamengo e não preocupa para sequência da intertemporada

    A preocupação é o fato dele participar dos jogos, isso é preocupante para o Flamengo.

  3. PS em Contratações do Flamengo: Boto revela negociação com 3 jogadores

    Esse BOTO é fraco! Fala de 3 jogadores, não irá trazer 2....até quando isso, ele?

  4. Leandro Martins em Danilo retorna ao Rio após eliminação do Brasil na Copa do Mundo; veja planejamento dos demais convocados

    Péssima atuaçao na Copa. Nao tem mais fôlego. Boto seu filho de uma rapariga, cadê os reforços.

  5. Leandro Martins em Tabu em jogo: Flamengo enfrenta o Lausanne em busca de vitória inédita contra times da Suíça

    Boto cadê os reforços? Cadê o profissionalismo alardeado? Porque a Africa nao é considerada? Acorda seu molenga. Poe-te a trabalhar.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo