Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Como o Cruzeiro já é campeão, restam as outras brigas…

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 30/09/2013
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar

Lembrem-se do que disse depois dos 3 a 0 do Cruzeiro no Botafogo? As duas rodadas seguintes seriam cruciais para as chances do Botafogo se manter vivo no campeonato. Tinha dois jogos “fáceis” em casa, contra Bahia e Ponte Preta. E o Cruzeiro tinha duas pedreiras, ao menos na teoria, Corinthians e Inter fora. Seria essencial que a distância caísse para um ou dois pontos. Senão, dada a tabela pela frente, a disputa estaria encerrada.

O que aconteceu? O Botafogo perdeu os dois jogos. A derrota no Mineirão trouxe de volta à real um time que estava ganhando partidas na raça, na alma, no coração. Sem salários, sem Vitinho, sem Maracanã lotado… parecia surreal o que fazia o Botafogo. Agora, a realidade. Vai ganhar umas, perder outras. É um baita time de futebol. Mas o grande prêmio será a Libertadores, não o título. O Botafogo deveria colocar todas as fichas na Copa do Brasil, no clássico contra o Flamengo e posterior semifinal contra um time inferior (seja Goiás ou Vasco). Apenas administrar a permanência no G-4, mas guardar seus melhores, deixar as pernas livres e descansadas para a Copa do Brasil.
E o Cruzeiro? Não bastasse ver o Botafogo perder, o Cruzeiro saiu dos dois jogos “casca” com quatro pontos. Empate no Pacaembu, que poderia ter sido vitória, não fossem Cássio e o pênalti de Gil não marcado, e vitória no Sul. Vitória tranquila, sem drama, com autoridade.
Amigos, o Cruzeiro já é campeão brasileiro. A questão é apenas saber quando.
São 11 pontos para Botafogo e Grêmio, 12 para o Atlético-PR. Destes, o único que ainda enfrenta o Cruzeiro é o Grêmio. No Mineirão. Faltam apenas 14 jogos. Dando tudo errado para o Cruzeiro e tudo certo para um desses times, na medida do “cabimento”, são necessárias 6 ou 7 rodadas para alguém passar o time mineiro. Ou seja, não vai acontecer.
E não vai acontecer não porque a matemática é assim ou assado, mas pela maneira que o Cruzeiro está atuando. Neste domingo, contra o Inter, Marcelo Oliveira escalou o time com quatro jogadores na frente. Foi para cima. Um monte de treinador estaria, a essas alturas, tentando arrumar empates fora de casa, administrando a liderança. Marcelo Oliveira olha para a tabela e vê margem para arriscar.
Se perdesse para o Inter, teria problema? Não. Seria uma derrota normal para um time forte. Então o que ele faz? Tenta ganhar! Não fica especulando com o empate. Arrisca. Se der, deu. Se não der, a liderança segue garantida e folgada. O Cruzeiro está colhendo o que planta: um futebol de coragem e ofensividade. Não à toa tem, de longe, o ataque mais positivo da competição.
Está de parabéns, o Cruzeiro! O único time do Brasil capaz de ser campeão brasileiro sem fazer parte do tal eixo Rio-São Paulo.
Quarta-feira, espero ver o Mineirão lotado para o jogo entre os times mais quentes do campeonato. Só Cruzeiro e Portuguesa ganharam quatro dos cinco primeiros jogos do segundo turno, são os times com mais pontos desde a “virada”. Não à toa, times focados somente no Brasileiro, sem Copa do Brasil ou Sul-Americana para atrapalhar. Cruzeiro com melhor ataque, Portuguesa com o terceiro, após os humilhantes 4 a 0 no Corinthians. Enfim, vai ser um jogão, acho eu.
Resta no Brasileiro a disputa pelo… resto. Pela Libertadores, logicamente Botafogo, Grêmio e Atlético-PR têm uma vantagem considerável para o pelotão. Mas todos eles podem derrapar, assim como alguém do pelotão pode engatilhar três, quatro vitórias seguidas e encostar. De Inter e Vitória, com 34 pontos, a Flamengo, com 30, todo mundo ali corre riscos. Tanto risco de ganhar várias e disputar G-4 quanto risco de perder várias e ser ameaçado pelo Z-4.
O Náutico está rebaixado. Mas times assim, sem a responsabilidade da vitória, jogando pelo orgulho, tornam-se muito perigosos. Vai tirar ponto de muita gente.
A Ponte Preta cresce. Mas vem uma semana por aí em que o normal é vencer o Náutico na terça, perder do Atlético-MG na quinta, cansada. Seriam 25 pontos em 25 jogos. Será que a Ponte vai ser capaz de fazer 20 pontos nos 13 restantes?? Com uma Sul-Americana pelo meio? Eu acho difícil. Para mim, a Ponte segue sendo virtual rebaixada.
Criciúma e Vasco estão consolidados no Z-4. Mas o São Paulo não está longe. Dos times acima, quem vive pior fase, disparado, é o Coritiba. Corinthians também mal. Mas a ponto de cair?
Do sexto ao décimo-quinto, como eu disse, todo mundo pode sonhar lá em cima ou ter pesadelos lá em baixo. Porque o Brasileirão é isso, um grande amontoado com times do mesmo nível. Tem quem goste desse equilíbrio todo. Eu acho que depõe contra os grandes clubes, que têm orçamentos astronômicos e jogam um futebol do mesmo nível de seus co-irmãos pobres.
Dos ricos, o Cruzeiro foi quem melhor contratou. Confia no trabalho de um técnico da nova geração. Tem estrutura e estabilidade. É um justo campeão.

Fonte: Blog do Julio Gomes

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jogador do Del Valle prevê sucesso de Valencia no Flamengo: “Vai dar muita alegria para a torcida”

8

Flamengo tem 2 jogadores na ‘seleção da rodada’ da Libertadores

6 2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista à convocação da Seleção Brasileira; Pedro e Samuel Lino, do Flamengo, estão na pré-lista de Ancelotti

2 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Cruzeiro anuncia contratação de Viña; veja valor da opção de compra junto ao Flamengo

16 2

Cruzeiro tenta contratação de Viña, do Flamengo

30 17
Brasileirão

Arrascaeta quebra silêncio sobre ‘chilique’ de Samuel Lino em jogo do Flamengo

17

Brasileirão: Flamengo abre nesta sexta a venda de ingressos para jogo contra o Bragantino no Maracanã

19
Libertadores

Léo Pereira critica Conmebol após jogo do Flamengo x Independiente del Valle na Libertadores

15

Transmissão da ESPN Argentina “surta” com gol do Flamengo sobre o Independiente del Valle

21 2
Comentários Recentes
  1. Cecéu Carvalho em IA crava placar de jogo do Flamengo x Independiente del Valle, pela Libertadores

    Como se pode constatar, Inteligência Artificial tá mais pra Burrice Real. Sabe nada de futebol, muito menos de Flamengo.

  2. Joãozinho Trepidação em Governo do Rio multa Flamengo e Fluminense por manutenção do Maracanã

    Isso é inadmissível! Perder esta concessão é o pior que pode acontecer ao Mengão, que não tem outro estádio para…

  3. Caros Henrique Queiros de Novaes em Passos diferentes em 2026: Flamengo e Del Valle cruzam caminhos na Libertadores com campanhas distintas no ano

    Comparar o desempenho do Del Vale com o desempenho de qualquer clube brasileiro não tem lógica. A diferença do campeonato…

  4. JONES SOUZA em Flamengo tem dois desfalques confirmados para enfrentar o Independiente del Valle

    Infelizmente, Alecsandro, de contrato renovado, não é desfalque. É falta mesmo.

  5. JONES SOUZA em Cebolinha nega “autoexclusão” e rebate versão de José Boto sobre saída do Flamengo

    Tchau "Cebolinha" . Chegou cheio de expectativas, mas o tempo mostrou porque estava "sem oportunidades" no Benfica. Vá com DEUS…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo