Dessa vez o Flamengo não pode confiar ‘apenas’ na sua história.

Vários amigos rubro-negros me procuraram para comentar a presença de Jayme de Almeida no comando do time, em substituição, interina ou não, a Mano Menezes. Lembraram que, com Jayme, o Flamengo venceu o Criciúma, no Heriberto Hulse, por 3 a 0, dando banho de bola. Lembraram ainda que grandes conquistas do clube foram com ex-jogadores como técnicos. Andrade foi campeão brasileiro em 2009, Carlinhos venceu o Brasileiro em 87 e 92 e a Supercopa em 99, Carlos Alberto Torres ganhou o Brasileiro de 83 e Carpegiani venceu o Brasileiro de 1982 e a Libertadores 81, além do maior de todos, o Mundial 81. Apenas Claudio Coutinho, campeão brasileiro em 80, não foi jogador do Flamengo, teve na Gávea seu primeiro trabalho como treinador.

O que mais preocupa é que, no clube, sempre algum dirigente concorda com essas crenças da torcida e pode achar que Jayme será ungido pela história e, sendo efetivado, não só evitará a queda como conquistará o hepta. Bem, devo lembrar, apenas falando em números, que na próxima quarta-feira o Flamengo tem uma Copa do Brasil. E nas duas que o clube conquistou, não houve ex-jogadores rubro-negros no banco – Jair Pereira em 90 e Ney Franco em 2006.

Além disso, nas supracitadas conquistas, lembro de alguns personagens que estavam em campo e ajudaram muito os números:

1980, 1982, 1983 e 1987 – Leandro Andrade e o maior de todos para o Flamengo, Zico.

1992 – Júnior, além de Gilmar, Gottardo, Zinho e o segundo maior de todos, o maestro Júnior.

2009 – Bruno, Petkovic e Adriano, todos voando baixo.

Tudo isso sem contar alguns coadjuvantes fantásticos, que puxados pelo protagonistas, deram às conquistas o caráter de incontestáveis.

E agora, quem tem Jayme? Felipe, um goleiro apenas normal; Léo Moura, lutando para manter pelo menos as boas memórias, mas a cada dia sofrendo mais com o físico; no miolo da zaga, o máximo que se pode citar como qualidade é Chicão nas cobranças de falta, isso quando o físico lhe permite entrar em campo. Na lateral esquerda, nada. Na cabeça de área, a alma e o motor do time, o que já prova de que algo está muito errado – Cáceres e Elias. O Corinthians provou ano passado que o melhor jogador do time pode até ser um volante, caso de Paulinho, desde que haja companhia para ele e o time esteja muito azeitado. Nada perto do que é o Flamengo hoje. Na criação, nada. No ataque, o coitado do Rafinha, um belo jogador que pode se queimar por falta de companhia na frente e afundar com o resto. De Carlos Eduardo e André Santos, que só são focalizados pelas câmeras nos jogos com os bofes para fora, não adianta mais comentar. 

Com esse time, seria difícil para qualquer um dos ex-jogadores citados. Imaginem para Jayme, que só teve a chance de mostrar o que sabe contra o frágil Criciúma. Para não cair, esse time precisa de comando, de experiência. Paulo Pelaipe conseguiu, este ano, não chegar nem à final do Carioca e sofrer no Brasileiro. Torrou em torno de R$ 1,3 milhão por mês só com Mano e Cadu. Mano, pelo menos, mostrava competência. Agora, nem ele.

A diretoria deveria tomar as rédeas do futebol agora, antes que seja surpreendida pelo rebaixamento pelo rádio. Ou deixar, mais uma vez, para Pelaipe resolver. Se isso acontecer, o gerente de futebol não pode errar, sob pena de manchar seu currículo com o rebaixamento de um dos maiores clubes do futebol. Tem uma bala e três opções de tiro: chamar um bom técnico caro (há varios no mercado); chamar um técnico ruim e barato (há mais ainda no mercado); deixar sua salvação, e a do Flamengo, nas mãos de Jayme.

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Torcedores fazem manifestação no CT, falam com jogadores e pregam apoio por virada do Fla na Libertadores

Parte do elenco do Flamengo segue no Rio de Janeiro em preparação para jogo contra…

22/09/2024

Escalação do Flamengo: Carlinhos comanda ataque em jogo de hoje contra o Grêmio

Charly Alcaraz vai ser titular do Flamengo pela primeira vez O Flamengo entra em campo…

22/09/2024

Flamengo define futuro de Filipe Luís em meio às especulações sobre saída de Tite

Filipe Luís atualmente comanda o time sub-20 do Flamengo O técnico Tite segue sendo questionado…

22/09/2024

Flamengo acerta retorno de atleta para próxima temporada

Brie O'Reilly volta ao Flamengo para jogar o Campeonato Carioca e a Superliga Enquanto a…

22/09/2024

Ídolo rubro-negro, Gabigol pode não jogar mais com a camisa do Flamengo

Gabigol não viajou para a partida contra o Grêmio, neste domingo (22) O clima no…

22/09/2024

Reforço do Flamengo deve ser titular pela 1ª vez em jogo contra o Grêmio, pelo Brasileirão

Alcaraz ainda não começou como titular em jogos do Flamengo O Flamengo encara o Grêmio…

22/09/2024