Fla atrasa dias no pagamento de salários e direitos de imagem.

Escancarada com a saída do técnico Mano Menezes, a crise no futebol do Flamengo também tem um elemento financeiro: atrasos de salários e de direitos de imagem dos jogadores têm sido constantes nos últimos meses. A demora em pagar em geral é de poucos dias, no caso de vencimentos, e maior em relação aos contratos de imagem. Mas é fato que o ex-técnico do time conviveu com esse problema em sua passagem pelo clube.

Um dos principais pilares da nova gestão da diretoria rubro-negra era manter os salários em dia, assim como pagar todos os impostos devidos e parcelas do passivo fiscal. A segunda tarefa tem sido cumprida. Já a primeira meta foi alcançada nos primeiros meses, mas agora tem sido complicado atingi-la.

Os dirigentes marcaram para o dia 5 de cada mês o pagamento de salários. Mas o blog apurou que pelo menos duas vezes esse prazo foi ultrapassado: os recebimentos ocorreram cerca de uma semana depois. O mês de setembro, por exemplo, atrasou e só foi quitado após o dia 10. Agora, está resolvido até o início de outubro.

Os contratos de direitos de imagem, que em geral compõem o grosso da remuneração dos atletas, têm demorado mais para serem pagos. Tanto que foi criado até um cronograma interno para quitação desses compromissos. Aqueles jogadores que recebem valores menores, em geral até R$ 50 mil, têm prioridade.

O blog não conseguiu confirmar se os pagamentos do técnico Mano Manezes estavam atrasados. Um dirigente apenas afirmou que é possível que isso tenha acontecido, mas, se ocorreu, foi por poucos dias. Mas cartolas avaliam que a questão financeira não teve peso sobre sua decisão de pedir demissão.

A assessoria do clube foi questionada pelo blog sobre os atrasos. Recusou-se a comentar o tema, mas não negou a informação. “Todas estas informações, que já não possuem mais o caráter técnico referente ao balancete, são tratadas internamente no clube”, afirmou a assessoria do clube.

A diretoria vinha mantendo os salários em dia até o meio do ano quando contava com antecipações de receitas (Adidas) e empréstimos feitos com base em rendas futuras (televisão), além das receitas correntes de patrocínio. Isso porque a administração anterior tinha deixado um rombo financeiro no clube, que estava quase sem renda disponível para fechar as contas do ano.

Mas o dinheiro não é suficiente para pagar tudo até o final do ano – o rombo em agosto era de R$ 40 milhões. A diretoria já prepara uma operação de empréstimo, cujo pedido será feito ao Conselho de Administração, para quitar os salários e direitos de imagem até o final do ano.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Tite vê pressão aumentar no Flamengo, e jogo da Libertadores pode definir futuro do técnico

Torcedores picharam o muro da Gávea com recado de "Fora, Tite" após derrota para o…

23/09/2024

Flamengo iguala quantidade de derrotas e vitórias como visitante no Brasileirão

Flamengo tem cinco vitórias e cinco derrotas como visitante no Brasileirão 2024 Com todo o…

23/09/2024

Embarque, treino no Uruguai e mais: veja programação do Flamengo para jogo contra o Peñarol, pela Libertadores

Flamengo encara o Peñarol (URU) na próxima quinta-feira (26), no Estádio Campeón del Siglo O…

23/09/2024

Tite quebra silêncio sobre Gabigol e revela motivo de não usar o atacante do Flamengo

Gabigol voltou a ficar de fora da lista de relacionados do Flamengo em jogo contra…

23/09/2024

Flamengo prejudicado: árbitro e VAR ignoram irregularidade em gol do Grêmio

Árbitro e VAR ignoraram uma falta em Allan, do Flamengo, no lance que abriu o…

23/09/2024

Flamengo vai eliminar o Peñarol na Libertadores? Veja forte opinião de Diego Ribas sobre o jogo decisivo

Peñarol (URU) x Flamengo acontece na próxima quinta-feira (26), em Montevidéu, no Uruguai O Flamengo…

23/09/2024