Fala Nação!
Depois da verdadeira catarse coletiva da última quarta-feira, a realidade caiu sobre todos nós novamente, e com força. Uma humilhante goleada justamente contra o sujo Corinthians, aquele clube que a Globo quer de qualquer jeito alçar a condição de protagonista do futebol brasileiro, à custa de seguidas reportagens depreciativas sobre o Flamengo (mas isso é papo cabeça para outra coluna). Fato é que o time deu mais uma clara demonstração de o quanto é ruim.
Pior do que constatar que não conseguimos consertar nenhum dos velhos problemas que vêm nos assolando há tempos (goleiro fraco, defesa insegura, meio-campo inoperante e ataque figurante), é que ainda estamos perdendo o pouco que evoluímos com nosso treinador, ou seja, estamos retrocedendo. O que está acontecendo com o Mano Menezes?
Já são 5 ou 6 jogos seguidos que a escalação que nosso treinador montou é simplesmente inaceitável, e os erros vêm acontecendo cada vez em maior profusão. Além disso, tudo que ele faz em um jogo muda totalmente no jogo seguinte, o que só evidencia que o Mano está mais perdido do que nunca. Uma hora é Digão na lateral-direita, logo depois é Luis Antônio, e no jogo seguinte é o Paulinho. Nenhum deles, é verdade, sabe fazer a posição. Mas será que ficar trocando todo jogo é a melhor alternativa? Faz até mal constatar a falta que o senhor de idade Léo Moura faz ao time.
O pior caso está na lateral-esquerda. Eu sinceramente não sei como João Paulo conseguiu ser jogador de futebol profissional, muito menos como chegou ao Flamengo. O que sei é que o cara é um dos maiores perebas que já tive o desprazer de ver jogar. E então, contratamos um bom lateral, o André Santos, com recente passagem pela seleção nessa posição. E aí, o que o Mano faz? Improvisa o que seria a solução para a lateral no meio-campo (o que já está inclusive começando a queimá-lo com a torcida) e mantém a desgraça do JP na lateral! Agora, ao invés de um problema, temos dois!
No entanto, temos também que aliviar o nosso treinador por certo lado. O meio de campo rubro-negro é tão ruim que já devem ter rodado uns 15 jogadores nas 4 posições, e ninguém se firma. O Cáceres por exemplo é péssimo nos passes, mas nosso sistema defensivo vira uma peneira sem ele, pois Luis Antônio não marca bem. Quanto a municiar o ataque, então… continuamos sofrendo com Carlos Eduardo. Mas pedimos para ele sair, e o que os que entram produzem? O que Gabriel, Rafinha, Nixon e Adryan fizeram de diferente para que a torcida clamasse pela titularidade deles? Com isso, Moreno e Hernane continuam sem receber assistências, passam mais e mais jogos sem marcar, e vão perdendo a confiança, por parte da torcida e por eles mesmos. Uma verdadeira bola de neve.
Portanto, Mano tem que entender que de uma vez por todas o seguinte: o treinador desse atual time do Flamengo, qualquer que seja, não tem margem para errar tanto. Defina um time e treine-o fixamente e arduamente, até que esses perebas melhorem um pouquinho seus aproveitamentos nos fundamentos básicos do futebol e consigam algum entrosamento. Pare de improvisar jogadores fora de suas posições. Cruze 500 bolas por treinamento em nossa área, para ver se o João Paulo aprende a cruzar e a defesa aprende a sair do chão. Faça alguma coisa Mano, antes que seja tarde.
SRN,
Felipe Gabrielli.
E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no