Fala Nação!
Como é bom quando o Mengão vence. Dormimos bem, acordamos melhor ainda… nem mesmo a sensação de que “não fizeram mais que a obrigação”, “ganhar do Vitória em casa é o mínimo”, entre outras verdades, tira esse sabor. Afinal, quantos jogos exatamente assim deixamos os 3 pontos escaparem, só nesse ano? Portanto, temos que comemorar mesmo, mas sempre lembrando que devemos exigir mais, muito mais.
Engana-se quem pensa que foi fácil. Ajudaram muito para a nossa vitória por 2 a 1 ontem alguns fatores essenciais, que vinham faltando nos últimos jogos. Um deles foi sair na frente no placar (dada a notória falta de confiança que os jogadores tem no futebol uns dos outros, sair atrás no placar vem sendo praticamente uma garantia de fracasso pro Fla). E foi com um verdadeiro golaço do Brocador! Tenho visto nos comentários que é quase unanimidade o sentimento de que Hernane deveria ser titular. Alguns querem que ele substitua o Moreno, outros que eles sejam escalados juntos (prefiro a segunda opção), mas o fato é que o Brocador é um dos únicos no elenco com o mínimo de cacoete pra botar a bola no barbante. Tanto que pouco depois marcou outro belo gol em uma cabeçada certeira, de matador.
Com 2 gols de vantagem, sim, mas não deixamos de tomar sustos, os espaços na defesa continuam evidentes. O Vitória ameaçou em alguns momentos e pra variar tomamos mais um gol nos minutos finais, o que é inadmissível. Quando isso será corrigido? Se o jogo tivesse mais 5 minutos depois disso, fatalmente teríamos entregado o ouro. Além disso, foi mais um gol de bola cruzada na área… esse problema é tão crônico que me recuso a acreditar que essa jogada está sendo treinada no dia-a-dia rubro-negro. Porque nossa defesa não conseguiu evoluir em absolutamente nada nesse sentido. Detalhe: o gol foi do nosso ex-lateral Juan… cujo futebol, mesmo após esses anos, ainda é bem melhor que o do João Paulo.
Outro fator foi jogar no Maracanã… não tem jeito, a torcida de Brasília foi espetacular, cumpriu seu papel com louvor, mas a nossa casa é o Maracanã, lá o peso do manto dobra. E por último, destaco outro fator raro, que foi a coerência de Mano Menezes na escalação. Não inventou, colocou os melhores que tinha disponível no momento, com pouco espaço para discussão.
Obviamente, precisamos de uma sequência de vitórias como a de ontem, mas preocupa o fato de o time continuar praticando um futebol ruim, até pior do que o que já foi mostrado pelo time do Mano há 5 ou 6 rodadas atrás. O time precisa evoluir novamente, Mano! Vamos torcer para que a confiança pelos três pontos ajudem o time a desenvolver melhor. O único problema é que nossa sequência é justamente contra o Cruzeiro… líder do campeonato, atropelando todo mundo e com sede de vingança contra o Mengão. Tudo muito nebuloso para nós. Mas já que o Fla vive nos surpreendendo… não custa nada acreditar. Brocador neles!
SRN,
Felipe Gabrielli.
E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no