Fala Nação!
Alívio geral. Esse é o sentimento após a vitória de ontem sobre o Bahia para jogadores e torcedores rubro-negros. Apesar de não ter conseguido jogar o bom futebol das últimas rodadas, o Mengão fez valer mais uma vez seu mando de campo no Maracanã e saiu com 3 pontos estratégicos, importantíssimos, contra um concorrente direto para o alcance de nossa meta inicial nesse Brasileirão, que é manter-se na elite para o ano que vem (quando esperamos ter um time mais competitivo que possa lutar pela Taça).
Após um primeiro tempo apático, o Fla conseguiu arquitetar uma boa jogada logo no começo do segundo tempo, em bom passe do gordinho André Santos para o inspirado Paulinho abrir o placar em bela cabeçada. Paulinho, aliás, já vinha merecendo esse gol há tempos, e pode vir a tornar-se um grande jogador caso treine com afinco no seu ponto fraco, que são as finalizações. Velocidade, bom drible, assistências e raça, isso ele já tem.
Mas o Mengão continua incapaz de nos dar uma vitória tranqüila. Recuou, cansou, e o empate do Bahia veio, conforme esperado. Vacilo geral do time, que deixou o adversário costurar no meio de 4 marcadores antes de tocar pro Souza Caveirão, que só rolou pro chute fatal de Fernandão.
Quando tudo levava a crer que mais uma vez tropeçaríamos no tricolor baiano… Leo Moura deu um pique inacreditável, evitou a saída da bola na linha de fundo e ainda jogou no pé dele, o camisa 9 da Gávea. Hernane Brocador está impossível, e meteu mais um gol na sua casa, o Maraca. Ainda sofremos um bocado, demos mole mais uma vez no último minuto, mas vencemos. Ufa!
Ao alcançar os 40 pontos, ficamos a 5 (ou 7, há controvérsias) de um fim de ano focado inteiramente na Copa do Brasil. Digo isso porque temos de ser realistas: acabar no G4 do Brasileirão já seria querer demais se olharmos a distância para o Botafogo. Muito melhor será garantir a vaga na Liberta com um título como a Copa do Brasil, gostoso de se ganhar e plenamente ao nosso alcance. Eu pouparia alguns jogadores mais importantes no jogo de domingo e iria com tudo na quarta-feira. E você?
Deixemos para o Jayme decidir isso. Mas uma coisa é certa: o time continua fraco, precisando de reforços… Mesmo assim, dá gosto de ver quando o Mengão se impõe na sua casa, ganha jogando bem ou mal e embala junto com a Nação. Sei não, mas essa combinação pode render uma Taça no fim do ano. Será?
SRN,
Felipe Gabrielli