Sócio-Torcedor do Flamengo deve terminar o ano com 42 mil associados.

Compartilhe com os amigos

O Programa Sócio Torcedor da Nação Rubro-Negra acaba de completar seis primeiros 6 meses de vida, e resolvemos fazer um exercício de futurologia.
Sabemos, como foi visto em outro artigo, que alcançamos a maior média de captação diária ao longo dos primeiros 6 meses de ST. Nada além do esperado para a maior torcida do país, contudo fica a dúvida: Como terminaremos 2013?
A diretoria ao lançar o programa falou em 60 mil ST até o final do ano. Em um potencial total de 200 mil,  600 mil. Mas o fato é que ninguém pode dizer onde podemos chegar. Para a NRN nada é impossível.
Olhando para o crescimento diário desde o início do programa e aplicando uma forma polinomial de tendência, percebe-se que estamos caminhando para fechar 2013 (9 meses de programa), como algo em torno de 42.300 STs.


Esse número pode ser menor se aqueles que aderiram por 6 meses não renovarem, assim como pode ser maior se continuarmos a mostrar um bom futebol em campo e/ou formos campeões da Copa do Brasil.
Estes 3 últimos meses do ano podem não fazer diferença para a análise do crescimento do programa ST, mas podem fazer diferença se forem utilizados para aprimorar o programa e oferecer mais vantagens para a adesão. Precisamos de um 2014 melhor.  
O Internacional com aproximadamente 4.850.000 torcedores, possui 105.000 STs, ou seja, 1,99% de sua torcida e mesmo não tendo estádio a mais de um ano segue crescendo. Sinal que temos muito a evoluir.
Se tivéssemos 1,99 % de STs, teríamos 656.700 STs (considerando 33.000.000 de rubro-negros). Por isso, podemos mais.
Sabendo do potencial que temos esperamos que os responsáveis pelo programa trabalhem para chegarmos lá. Não basta solicitar adesão e divulgar, Aproveitem o tempo. Na dúvida do que fazer? Não reinventem a roda. Olhem para os programas de Inter e Grêmio, tragam as boas ideias que funcionaram e subiremos um degrau a mais.
Não esquecendo que o sobe-desce das adesões está diretamente relacionado ao resultado em campo, excetuando algumas situações extraordinárias que, ao longo destes 6 meses “mexeram” com as adesões. Mas isso é assunto para outro Artigo.
Autor: Douglas Vargas

Compartilhe com os amigos

Veja também