Todo final de ano é a mesma coisa. Os times entram de férias, as especulações começam e, a cada semana, 50 jogadores são oferecidos ao Mais Querido, ou o clube está interessado em 50 atletas diferentes. São as famosas “cavadas” de empresários, que veem no Flamengo uma grande oportunidade de terem seus ativos expostos pela grande mídia.
No final das contas, nem 10% do que foi ventilado nesse período sem competições é confirmado. O clube contrata um aqui, outro ali, mas, se fosse fazer valer todas as reportagens a respeito de contratações, o Flamengo sempre começaria cada temporada com atletas em número suficiente para montar 3 times, tamanha é a especulação.
Como a função aqui não é “plantar” notícia, tampouco ganhar um trocado de empresário para fazer matéria “patrocinada”, seria legal abrir um fórum para que nós, legítimos torcedores, pudéssemos debater quais nomes cairiam bem no time para o ano que vem. Mas, é claro, tudo dentro da realidade, pois querer não é poder pro Mais Querido. Ainda. Tenho certeza que esse quadro ainda vai se reverter.
Assim, em minha humilde opinião, tenho a percepção de que a equipe precisa urgentemente de dois laterais, um direito (principalmente) e um esquerdo, além de um bom meia (que viesse para ser titular) e um atacante de renome, para que não se coloque tanto peso em cima de Hernane e Paulinho. Os dois fizeram uma excelente temporada em 2013, mas precisam ainda confirmar se esse desempenho será regra, ou se foi apenas um lampejo. Espero que eles melhorem ainda mais em 2014. Vale lembrar que estou contando com a permanência do Elias, pois ele é essencial para o plantel.
Além disso, para que o grupo fique mais bem qualificado, será necessário, por óbvio, realizar algumas dispensas e, dessa forma, cito alguns nomes que não deixarão saudades: 1) na zaga, acredito que o Flamengo pode utilizar o González como moeda de troca por algum outro jogador de setores mais carentes, pois temos três bons zagueiros (Chicão, Wallace e Samir); 2) nas laterais, seria bom emprestar o Digão para ganhar rodagem e dar adeus ao João Paulo, que pouco acrescenta em termos técnicos; 3) no meio campo, o pacote caipira pode voltar pro interior de São Paulo: Val e Diego Silva não convenceram, pelo contrário, conseguiram irritar os torcedores; 4) no setor ofensivo, por mais que possa soar antipático, permaneceria com o Carlos Eduardo, dando oportunidade para que ele faça uma boa pré-temporada e possa justificar os altos custos. Boa técnica ele possui, só falta acompanhar o restante na capacidade física. No entanto, não continuaria com Bruninho e Marcelo Moreno. O primeiro por ser comum e existir jogadores da base que desempenham a mesma função. Já o segundo por possuir um alto custo de renovação e não ter “vingado” em 2013.
E você, torcedor rubro-negro, quem contrataria e quem dispensaria para 2014?
SRN
Gabriel Lima