Mais um ano se passou e mais um grande título é conquistado pelo Flamengo. Campeões da Copa do Brasil, o Flamengo consegue retornar à Taça Libertadores da América.
Mas esse ano não foi só de glórias. Tivemos um péssimo desempenho no Campeonato Carioca, aonde sequer chegamos à semifinal da Taça Rio. Fora o Brasileiro, onde sempre estivemos mais perto do “Z4” do que do “G4”.
Para o próximo ano, todos sabem que precisamos nos reforçar bem. Reforçar bem não significa contratar estrelas, mas sim formar um time forte e competitivo para que possamos no mínimo brigar pelo título da Libertadores.
Mas nesse post ainda vamos falar de 2013, por isso resolvi destacar os três destaques e os três “perebas” do ano. Lembrando que essa é apenas a minha opinião. Então vamos lá:
Destaques:
1. Hernane
Depois de quase ser emprestado ao Avaí em 2012, Hernane bateu o pé e decidiu ficar no Fla em 2013. E essa, com certeza, foi a melhor decisão para ele e para o Flamengo. Artilheiro do ano com 36 gols, Hernane mostrou que tem o faro de artilheiro. Mesmo não sendo um primor na parte técnica, ele consegue compensar isso marcando vários gols, a maioria deles com apenas um toque na bola.
2. Léo Moura
Com 36 anos e 8 dedicados ao Flamengo, Léo Moura se viu numa situação diferente nesta temporada. Ele foi titular pois não tinha um reserva para ele, ou seja, ele era o único lateral direito para a temporada 2013. Apesar do início nada animador, Léo foi crescendo ao longo do ano e terminou a temporada em alta sendo o 2º melhor lateral direito do Brasileirão, na minha opinião.
3. Wallace
Contratado da reserva do Corinthians, Wallace começou a temporada pelo Flamengo rotulado como o “novo” Welinton. Mas no Campeonato Brasileiro ele mostrou que é um jogador muito promissor e de muita qualidade. Sempre preciso nos desarmes, Wallace foi tomando conta da zaga e se tornando um dos alicerces da defesa rubro negra. Seu crescimento se assemelha muito ao de Dedé, quando começou no Vasco. Apesar do início ruim, Dedé foi crescendo de produção até se tornar o melhor zagueiro do Brasil. Esperamos que o Wallace possa seguir esse caminho e continue crescendo ainda mais.
Perebas:
1. Carlos Eduardo
Esse não poderia estar de fora. Contratado a peso de ouro, Carlos Eduardo passou toda a temporada sendo vaiado e criticado pela torcida devido as suas más atuações. É verdade que ele melhorou neste fim de ano, mas muito longe ainda de fazer jus aos R$500.000 que recebe em sua conta por mês.
2. Gabriel
Contratado com status de maior revelação do futebol brasileiro em 2012, Gabriel até começou bem sua trajetória pelo Flamengo. Mas com o passar do tempo e com atuações pífias, foi perdendo espaço no time e na paciência da torcida. Já rolam boatos de que ele possa retornar ao Bahia para ver se reencontra o seu futebol por lá, mas talento ele tem, só não sei por que não deu certo.
3. Mano Menezes
O homem que abandonou o barco. Essa é a melhor frase que se pode falar sobre Mano Menezes. Foi trazido com status de ex-técnico da seleção brasileira e era o nome forte pra tocar o futebol do Fla na gestão Bandeira de Mello, mas uma derrota em casa para o vice-campeão da Copa do Brasil (vulgo Atlético-PR) fez Mano pedir demissão e deixar o controle nas mãos de Jayme de Almeida, que nos levou o título da Copa do Brasil. Será que com o Mano seríamos campeões? Eu acho que não…
Saudações Rubro Negras,
Fred Henauth
Sigam-me no Twitter – @FredHenauth