Uma segunda chance de apresentar o cartão de visitas para o torcedor. Assim o Flamengo encara o confronto com o Friburguense, nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília), em Nova Friburgo, pela quarta rodada da Taça Guanabara. Depois de estrear o time da Libertadores com um decepcionante 2 a 2 com o Duque de Caixas no último sábado – com direito a vaias –, Jayme de Almeida mandará a campo o que tem de melhor à disposição por uma exibição convincente no estádio Eduardo Guinle, onde o Rubro-Negro não atua há quase sete anos. A última visita aconteceu em 1º de abril de 2007, com vitória por 2 a 1 sobre os donos da casa: gols de Leonardo e Léo Medeiros.
Com sete pontos – seis deles conquistados pelos reservas –, o Fla é o vice-líder do Carioca e entra em campo pensando em acumular gordura para poder voltar a poupar após o começo da Libertadores, dia 12 de fevereiro, contra o León, no México. Para partida desta quarta, Jayme ainda não tem todos os reforços à disposição. O lateral Léo, regularizado, é a cara nova, mas Everton, Erazo e Lucas Mugni ainda aguardam.
Após ser goleado por 6 a 0 pelo Vasco, o Friburguense vai abalado para mais uma partida contra um grande. O clima ruim obrigou o técnico Gérson Andreotti a apelar para um papo franco. Mais de uma hora de conversa para tentar corrigir os erros da equipe. Apesar do momento, o comandante mostra confiança em não repetir a atuação “abaixo da crítica”. No entanto, mais do que mudar o clima do grupo, Andreotti vai precisar fazer com que o time da Serra quebre um tabu histórico: jamais venceu o Flamengo no estadual. A história do confronto acontece desde 1984, e o Frizão no máximo conseguiu três empates.
O árbitro escalado para o jogo é Grazianni Maciel Rocha, auxiliado por Eduardo de Souza Couto e Gabriel Conti Viana. O jogo será transmitido ao vivo pelo PremiereFC 1 e PFC Internacional. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real com vídeos.
ESCALAÇÕES
Friburguense: apesar da tarde infeliz do último domingo, o técnico Gerson Andreotti confia na sequência da equipe titular. Sem promover nenhuma alteração de ordem técnica, o Friburguense vai a campo com Afonso, Sergio Gomes, Cadão, Bruno Leal e Flavinho; Zé Victor (Bidu), Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha e Rômulo.
Flamengo: Jayme de Almeida repetirá a escalação que iniciou o empate em 2 a 2 com o Duque de Caxias, sábado, no Maracanã. Apesar da boa participação, Alecsandro e Gabriel, autores dos gols, voltam para o banco, e o Fla vai para campo com Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Muralha, Elano e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.
QUEM ESTÁ FORA
Friburguense: o volante Rômulo Corrêa segue como desfalque do time após uma lesão na coxa. Bidu, com dores no joelho esquerdo, será reavaliado antes da partida.
Flamengo: o Rubro-Negro não tem problemas com lesões ou suspensões, mas não pode contar ainda com Everton, Erazo e Mugni, que ainda não estão regularizados.
PENDURADOS
Friburguense: o zagueiro Bruno e o meia Marcelo.
Flamengo: não há ninguém pendurado.
Fonte: GE