
Desde o golaço de Oscar na Copa da Inglaterra até a cabeçada salvadora de Alex na França, o que faltou foi brasileiro em posição de destaque pelo mapa da bola. O FIFA.com resume o fim de semana para você
Inglaterra
O nome brasileiro do fim de semana foi Oscar, que cobrou uma falta indefensável e garantiu a classificação do Chelsea na Copa da Inglaterra. Na mesma competição, Philippe Coutinho esteve em campo no triunfo do Liverpool sobre o Bounemouth, e Fernandinho não saiu do banco enquanto o City goleava o Watford por 4 a 2.
França
No sábado, Alex evitou a derrota do Paris-Saint Germain diante do Guingamp ao marcar de cabeça aos 42 minutos do segundo tempo. O gol, que saiu de um cruzamento de Lucas, decretou o empate em 1 a 1 e evitou que o Monaco reduzisse ainda mais a vantagem do clube da capital na liderança. Pelo Bordeaux, o zagueiro Henrique, ex-Flamengo, marcou no triunfo por 2 a 0 contra o Saint Étienne. O Bordeaux deu um salto na tabela, passando Lorient, Olympique de Marselha, Reims, e Nantes, e assumindo a sexta posição, com a mesma pontuação do Lyon, quinto colocado.
Alemanha
O Wolfsburg, de Naldo, Luiz Gustavo e Diego foi derrotado em casa, pelo Hannover, por 3 a 1. O resultado deixou a equipe na sexta posição, três pontos atrás do Borussia Moenchengladbach, último time na zona de classificação para a UEFA Champions League. A quinta posição é do Schalke 04, de Felipe Santana, que deu uma assistência na vitória por 3 a 0 em cima do Hamburgo.
Espanha
O sábado foi de Cristiano Ronaldo, que desfilou com a Bola de Ouro da FIFA no Santiago Bernabéu e ganhou uma mosaico da torcida, mas houve participação brasileira na vitória por 2 a 0 do Real Madrid sobre o Granada. Foi de Marcelo a assistência para o segundo tento, anotado por Karim Benzema. O resultado deixou os merengue provisoriamente na liderança da Liga BBVA, mas Barcelona e Atlético de Madri retomaram as duas primeiras posições no dia seguinte.
Em Madri, o Atlético aplicou 4 a 2 em cima do Rayo Vallecano, com direito a uma assistência de Diego Costa. Em Barcelona, sem o lesionado Neymar, mas com Dani Alves no gramado, Lionel Messi e cia. fizeram 3 a 0 em cima do Málaga. O Barça lidera com 54 pontos e saldo melhor que o do Atlético de Madri. O Real, em terceiro, tem um ponto a menos. Outro destaque brasileiro no fim de semana espanhol foi Jonas, que fez seu 100º jogo pelo Valencia e balançou as redes, mas seu time ficou no empate com o Espanyol (2 a 2).
Itália
A Lazio de Hernanes e André Dias empatou com a Juventus em 1 a 1, mas o resultado não teve o melhor dos sabores, já que o time da capital teve um jogador a mais desde os 24 minutos do primeiro tempo, quando Gianluigi Buffon foi expulso. Melhor para a Roma, de Leandro Castán e Maicon, que bateu o Verona por 3 a 1 e cortou para seis pontos a vatagem da Juve, líder da Serie A após 21 rodadas. Por fim, em Cagliari, Kaka e Robinho estavam entre os titulares na virada do Milan sobre o time da casa: 2 a 1. O rubro-negro de Milão ganhou importantes três posições na tabela e subiu para nono, com 28 pontos.
A rodada também marcou a estreia de Anderson, contratado junto ao Manchester United, na Fiorentina. o atacante brasileiro ficou em campo por pouco mais de 15 minutos e viu o Genova arrancar um empate em 3 a 3 em Firenze.
E o que mais?
Na Holanda, o Vitesse, de Lucas Piazon, só empatou em 1 a 1 com o NEC e viu o Ajax abrir dois pontos na liderança da tabela.
Na Arábia Saudita, Jandson brilhou ao balançar as redes três vezes na goleada do Najran em cima do Al Nahdha por 5 a 1. O atacante, ex-lajeadense, é agora o vice-artilheiro da competição, com 13 gols. Márcio Mossoró também apareceu bem, marcando o seu na vitória do Al Ahli sobre o Al Ittihad por 2 a 1, e Elton, ex-Náutico, fez dois gols e deu a vitória ao Al Nasr Riyadh sobre o Al Orubah: 2 a 1.
Fonte: FIFA