Atual campeão da Copa do Brasil, perto de estrear na Libertadores 2014 (dia 12 de fevereiro, contra o León, no México) e 100% de aproveitamento atuando com o time reserva no estadual. O cenário dá ao Flamengo uma rara tranquilidade nos últimos anos em um início de temporada. Para manter o bom ambiente e mostrar ao torcedor que fez as escolhas certas para o ano, a equipe de Jayme de Almeida estreará seu time titular neste sábado, às 19h30m, no Maracanã, diante do Duque de Caxias. A partida marcará ainda o debut do meia Elano, principal contratação no ano.
O experiente meia será, ao lado de Muralha, a novidade da equipe, que contará com nove jogadores que foram campeões da Copa do Brasil no fim de novembro. A dupla entra nas vagas de Luiz Antonio, que briga na Justiça contra o clube, e Elias, que ainda não teve sua situação definida e permanece no Sporting-POR. No banco, o centroavante Alecsandro, regularizado, estará presente e poderá fazer sua estreia no decorrer da partida.
Com seis pontos, o Flamengo tentará se isolar na liderança da primeira fase do Carioca diante de um adversário que ainda não pontuou na competição. O Duque de Caxias já vive uma crise interna. Após ter que administrar a saída do técnico Alexandre Gama para trabalhar no Catar a poucos dias da estreia no Carioca, a diretoria efetivou o auxiliar César Diniz. Entretanto, depois de duas derrotas e apenas nove dias de comando, o treinador deixou o cargo. Agora, sob o comando interino de Mário Júnior – que conquistou a Copa Rio pelo clube no ano passado -, o Tricolor da Baixada tenta conquistar os primeiros pontos no estadual.
O árbitro escalado para o jogo é Carlos Eduardo Nunes, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique e Romário Falci do Carmo. O jogo será transmitido ao vivo pelo SporTV (menos para o RJ), PremiereFC 2 e PFC Internacional. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real com vídeos.
ESCALAÇÕES
Flamengo: apesar do bom aproveitamento de alguns jogadores nas duas primeiras rodadas, caso do zagueiro Welinton, nenhum será aproveitado na equipe titular. Jayme de Almeida mandará a campo o time que considera o ideal para estrear na Libertadores em fevereiro. O Flamengo jogará com Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Muralha, Elano e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.
Duque de Caxias: o técnico Mário Júnior deve usar o esquema 3-5-2. Com a regularização do atacante Alex Fidelinho, ele entra na vaga de Lucas. Assim, Dudu deixa o ataque e volta para a lateral-direita. Lenon também retorna ao meio-campo. O time deve ser formado por Andrade; Alan Henrique, Luiz Felipe e Mayco; Dudu, Lenon, Juninho, Leandro Teixeira e Rodrigues; Alex Terra e Daniel Amorim.
QUEM ESTÁ FORA
Flamengo: o Rubro-Negro não tem nenhum jogador machucado. Por conta disso, apenas Erazo, Mugni, Everton e Léo, que ainda não foram regularizados, ficam fora da partida.
Duque de Caxias: o zagueiro Emerson, com uma luxação no tornozelo direito, foi vetado pelo departamento médico e não joga.
Fonte: GE