Salve, salve nação Rubro-Negra. Depois de mais de um mês de abstinência, amanhã teremos nosso Flamengo de volta. Não é um grande jogo, os titulares estarão poupados, mas Flamengo é sempre Flamengo. Essa é a hora de torcer, sofrer, roer as unhas e o principal, apoiar o time incondicionalmente. Por isso guardemos nossas cornetas para momentos mais propícios. Dia 31 a janela de transferências fecha e aí já era: quem veio, veio; quem não veio, só no meio do ano ou nunca mais. O time é esse, não teremos muitas mudanças, por isso acostumemos com as caras do nosso elenco. Serão os melhores jogadores do mundo, enquanto estiverem com nosso manto.
Muito já foi falado, e cornetado, sobre o nosso elenco. Comentários a favor, comentários contra, de todos os lados. Inclusive em artigo anterior, eu falei sobre nossas contratações, apoiando a maioria dos nomes que vieram. Queria muito que o Elias continuasse (e que o Luis Antônio fosse embora para pagar metade do passe dele). Também queria que Matheus, Igor Sartori, Nixon, Rodolpho, César, Negueba, Frauches e Digão fossem emprestados para equipes menores, tanto para diminuir nossa folha salarial, quanto para pegarem ritmo de jogo, seguindo o caminho do Rafinha. Alguns inclusive poderiam ser negociados em definitivo (principalmente Digão, Negueba e Matheus), pois não vejo futuro neles, pelo menos no Flamengo. Com medo de vender “à preço de banana”, não estamos vendendo por preço nenhum. Um dia eles sairão de graça, o que é muito pior.
O Brocador ficou
Para felicidade geral da Nação, o maior artilheiro do futebol brasileiro em 2013, e o maior do Flamengo em muitos anos, vai continuar dando suas brocadas. Sinceramente achei que o valore anunciado, de 6 milhões de Euros, era uma boa grana, pois o Flamengo ficaria com metade, quase 10 milhões de reais. Mas depois a própria diretoria afirmou que essa proposta não existiu oficialmente, que apenas tinham uma proposta formal de 3 milhões de Euros. Aí não dá, né? O Sporting pedindo 8 milhões de Euros no Elias, por metade dos direitos econômicos dele e o artilheiro do Brasil valendo apenas 1/3 disso? A diretoria fez certo em empurrar a negociação com a barriga até os árabes desistirem. E agora o Brocador receberá bônus por brocada. Serão muitos gols novamente este ano.
Flamengo eliminado da copinha
Com relação aos jogadores que podem subir em breve, vindos da equipe juniores do Flamengo, destaco os volantes Jajá e Recife e o lateral Romário. Não gostei nem um pouco do Renan Donizete e do Douglas Baggio nesta competição. Infelizmente o Caio Rangel não jogou muito, mas quando entrou também não fez grande coisa. Espero que nos próximos anos, com o CT virando TOP no Brasil, o Flamengo consiga revelar jogadores mais habilidosos e que não tremam na hora H. Ontem contra o Corinthians faltou jogador para chamar a responsabilidade e meter a bola no gol. Ficaram o tempo todo perdendo contra-ataques de 2 contra 2 e 3 contra 3. Num dos contra-ataques perdidos, surgiu o gol de empate do Corinthians. Infelizmente, mais um ano de decepção com o juniores na Copinha.
Para finalizar, espero que o Flamengo comece bem o ano, aplicando uma goleada na estréia do Carioca, pois quero um time pra frente, fazendo muitos gols. O time de amanhã é reserva, mas vários já mostraram capacidade e condições de honrar nossa camisa. Precisamos fazer pontos contra os pequenos, para nos classificarmos com antecedência. A tradição diz que o Flamengo sempre é forte na Taça Guanabara e neste ano o campeão da Taça GB será o primeiro colocado geral no fim desta fase de grupo único. É torcer, comemorar e apoiar. Pelo menos até a Libertadores começar, aí esquecemos o Estadual. SRN.
Daniel Mercer.