Convidado do “Redação SporTV” desta sexta-feira, o escritor e compositor Nelson Motta brincou que esteve ausente do programa por conta do imbróglio envolvendo seu clube de coração, o Fluminense, além de Portuguesa e Flamengo, após o fim do Campeonato Brasileiro de 2013. Mesmo torcendo pelo Tricolor, o jornalista acredita que a equipe das Laranjeiras deveria disputar a Série B neste ano e retornar para a elite dentro de campo.
No entanto, também defende punição à Portuguesa, por ter escalado o meia Héverton irregularmente no empate por 0 a 0 com o Grêmio, na última rodada da competição. Neste caso, na sua opinião, deveriam subir os cinco primeiros colocados da Série B de 2013 (Palmeiras, Chapecoense, Sport, Figueirense e Icasa).
– Fiquei envergonhado com essa coisa toda. Acho que a gente tinha que jogar a Série B, ser campeão e voltar. Sou legalista em tudo. Do jeito que a coisa foi, o time merecia ser rebaixado mesmo. E a Portuguesa merecia também, por incompetência, lambança. Tinham que subir os primeiros da Série B, e a Portuguesa e o Fluminense deveriam jogar a Série B com humildade. Mas o que posso fazer? Não tenho culpa de nada disso. Agora, estou feliz com a volta do Conca. Só isso – afirmou Nelson Motta.
Lembrado pelo apresentador André Rizek que o Flamengo também pode ser rebaixado, dependendo do resultado na Justiça, o escritor Ruy Castro classificou a escalação do lateral-esquerdo André Santos no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro como “burrice”.
– O Flamengo está envolvido porque a configuração da tabela, de repente, colocou o Flamengo no fogo. O Flamengo já não corria ameaça de rebaixamento, quando cometeu a burrice de escalar aquele jogador. Aí, com a possibilidade de a Portuguesa não ser punida, o Flamengo seria. O Flamengo entrou nessa história meio de gaiato.
Na última rodada do Brasileirão, o Flamengo e a Portuguesa escalaram irregularmente os jogadores André Santos e Héverton. Com isso, foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de quatro pontos. Assim, a Lusa foi rebaixada para a Série B e o Fluminense, que estava no Z-4, acabou subindo duas posições. No entanto, duas liminares da Justiça comum determinam que o clube do Canindé deve ser mantido na Série A.
Fonte: SporTV