Os estaduais já começaram e os torcedores dos grandes clubes brasileiros também iniciam suas avaliações da atuação dos seus times nesta primeira rodada para analisar como será a temporada de 2014. Porém, para o comentarista André Rizek, todo resultado negativo nesse começo de ano pode ser ignorado, e equipes que vencem seus adversários, por sua vez, surpreendem positivamente.
– Não espero absolutamente nada do começo dos campeonatos estaduais. Estreias corretas de Corinthians, Palmeiras e Flamengo surpreendem positivamente. Porque nessa época do ano tudo é perdoável – disse.
Pelo Paulista, Corinthians, Palmeiras e Santos fizeram a sua parte, vencendo os primeiros confrontos do campeonato. Já o São Paulo decepcionou a torcida tricolor, que esperava melhora da equipe que terminou 2013 eliminado da Copa Sul-Americana, sem se classificar para a Libertadores, e tendo apenas se safado do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, depois de lutar para não cair. Na estreia em 2014, o clube do Morumbi perdeu para o Bragantino por 2 a 0 neste domingo, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Já pelo Carioca, só o Flamengo conseguiu uma vitória, sobre o Audax, por 1 a 0, no Maracanã. Botafogo e Vasco empataram com seus adversários, Resende e Boavista, respectivamente, por 1 a 1. E o Fluminense foi o único a conseguir uma derrota, falhando no teste dos torcedores ao perder para o Madureira por 3 a 2, neste sábado, no estádio Moça Bonita. Em 2013, o Flu acabou o Brasileirão na zona do rebaixamento e segue em disputa judicial para não jogar a Série B com a Portuguesa, que escalou jogador irregular e acabou perdendo quatro pontos por decisão do STJD.
O comentarista Carlos Eduardo Lino discorda de Rizek e acredita que a cobrança da torcida é compreensível, uma vez que os times enfrentam clubes, que equiparados com as grande equipes brasileiras, fizeram investimentos muito menores.
– Com resultados ruins, o torcedor começa a ver pistas de uma temporada ruim. A diferença de investimento dos grandes clubes para os times menores é tão grande que não tem desculpa. Por mais que use outros times e tenha outros campeonatos pela frente, uma temporada longa, a diferença é muito grande, então tem que entrar em campo e fazer algo diferente. Claro que o torcedor fica preocupado ao ver o São Paulo, por exemplo, começando assim mal, principalmente pensando em como o time foi mal ano passado – analisou.
Rizek concluiu dizendo que a preocupação dos torcedores de Fluminense e São Paulo é pela péssima campanha desempenhada no ano passado e não pelo início de temporada ruim. Neste ano, os Tricolores paulista e carioca estão fora da disputa pela Taça Libertadores, resultado da má atuação em 2013.
– A real preocupação não é pelo resultado ruim do começo do ano, pelo São Paulo ter perdido do Bragantino ou pela derrota do Fluminense, e sim porque os dois times mexeram pouco em relação ao ano passado. São Paulo e Fluminense foram muito mal ano passado, com o São Paulo sendo eliminado pela Ponte Preta na Sul-Americana e o Fluminense fazendo um péssimo Brasileiro. Então a preocupação é pelo ano passado – afirmou.
Fonte: SporTV