Dividido em dois, o Flamengo dá neste domingo o pontapé inicial para 2014. Com as atenções voltadas para a Libertadores no primeiro semestre, o Rubro-Negro mantém seus principais jogadores em pré-temporada – treinam na praia pela manhã – e encara o Audax, às 17h (de Brasília), no Maracanã, pela primeira rodada da Taça Guanabara, com um time repleto de reservas. Estratégia para ganhar fôlego para a competição continental e que será colocada à prova justamente contra um dos principais carrascos do último Carioca.
Foi a derrota por 2 a 1 para o Audax, em Moça Bonita, que praticamente sepultou as chances rubro-negras na competição em 2013 e deflagrou problemas, como os que resultaram nas saídas de Ibson e Alex Silva. Dessa vez, a pressão é menor, o caminho é maior pela frente, e a aposta é em pratas da casa como Mattheus, filho de Bebeto, que volta a jogar pelo profissional após recusar proposta do Juventus (ITA) e passar longo período na base. Dos sete reforços contratados, apenas um tem chance de estrear: Feijão. O volante vindo do Bahia já está regularizado e reforça o banco de reservas, assim como Carlos Eduardo – único titular relacionado do time da Libertadores.
O Audax não terá muita vantagem em relação a entrosamento. Da equipe que terminou em sétimo lugar no Carioca do ano passado, só três jogadores continuam no elenco: o meia Lucas Casotti, o lateral-direito Adriano e o atacante Wellington. Mais de 15 atletas foram contratados para o primeiro desafio de Válber no comando. O ex-volante da Seleção e de grandes clubes brasileiros dá início a sua carreira de treinador aos 45 anos. Com só o Carioca e a Copa Rio para disputar, o clube tenta conseguir no estadual uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
ESCALAÇÕES
Flamengo: como de costume, Jayme de Almeida não fez mistério em relação ao time que mandará para campo. Após série de trabalhos táticos e um longo coletivo contra o time principal na sexta-feira, o treinador optou por Paulo Victor, Digão, Welinton, Frauches e João Paulo; Cáceres, Val e Mattheus; Negueba, Nixon e Gabriel.
Audax: diferentemente de Jayme, Válber escolheu o mistério em sua estreia na profissão. Com uma equipe totalmente reformulada, ele testou vários jogadores, relacionou 19 e deu poucas pistas da equipe que joga a primeira rodada. A formação que pode ser usada tem Yamada, Adilson, Aderaldo, Leandro Camilo e Jorginho Paulista; Klauber, Lucas Casotti, Alê e Lucas Carioca; Wellington e Washington.
QUEM ESTÁ FORA
Flamengo: mesmo que não optasse por mandar para campo somente reservas por conta da preparação para Libertadores, Jayme de Almeida não teria todo o elenco à disposição. Seis reforços, por exemplo, ainda não estão regularizados: Everton, Léo, Elano, Erazo, Alecsandro e Mugni. Além disso, Rodolfo recebeu o terceiro cartão amarelo na despedida do Carioca do ano passado e está suspenso.
Audax: o time terá quatro desfalques, todos por problemas na regularização. O atacante Renatinho e o volante Wellington Monteiro ainda precisam apresentar documentos na federação, enquanto o atacante Guilherme e o volante Willian aguardam a liberação das federações de Portugal e de Goiás, respectivamente.
Fonte: GE