Há muito tempo o Flamengo se habituou a sofrer com problemas financeiros, complicações que minam as contratações para a temporada e que, não raras vezes, atrapalha a competitividade da equipe. Tudo isso fez com que o clube da Gávea desistisse, nesta segunda-feira, de contar com o futebol do volante Elias, um dos principais destaques na campanha vitoriosa da Copa do Brasil 2013, que tem contrato junto ao Sporting Lisboa-POR até 2016.
De acordo com reportagem da ESPN, os dirigentes rubro-negros não estão dispostos a colocar o equilíbrio financeiro do clube em risco com uma contratação cara, situação que ocorreria caso a contratação de Elias fosse confirmada pelo valor pedido pelos portugueses. A esperança do clube está em o jogador conseguir por si só a liberação do Sporting. “Não está encerrada. Está muito difícil, mas não consideramos encerrada. Eu, como vice de futebol, garanto”, disse Wallim Vasconcellos, vice-presidente de futebol do Flamengo ao ESPN.com.
Esta não é a primeira vez que o Flamengo se desfaz de jogadores ou até mesmo técnicos para reduzir custos e manter as contas em dia. Em 2013, o clube se desfez de Vagner Love e Ibson, além do técnico Dorival Júnior, que tinham um salário considerado alto demais dentro da atual realidade financeira do clube.
Tudo isso demonstra a preocupação da atual diretoria do Flamengo em não aumentar ainda mais a já gigantesca dívida que o clube possui. A direção do clube age de forma correta ao não comprometer o orçamento para tentar reforçar o clube, mesmo podendo atrapalhar o desempenho dentro de campo em um ano onde a equipe disputará a Copa Libertadores da América.
Uma das prioridades do atual presidente Eduardo Bandeira de Mello durante a campanha que o elegeu foi a de reduzir as dívidas do rubro-negro. Para isso, o clube tem buscado aumentar suas receitas de forma responsável (diferente de casos como o do Paraná Clube, por exemplo, que pediu ajuda para torcedores e estampou a marca de uma torcida organizada em sua camisa). Ainda assim, o clube enfrentou um atraso no pagamento de direitos de imagem aos jogadores, no mês de setembro.
Outra medida foi divulgar trimestralmente os balancetes com a situação financeira do clube no site oficial. Desde o início da administração Bandeira de Mello, a dívida do Flamengo caiu de R$ 730 milhões para R$ 650 milhões, de acordo com o último balancete, divulgado no mês de novembro de 2013.
A situação de Elias é complicada, também na equipe portuguesa. Contratação mais cara da história do Sporting, por 8,8 milhões de Euros, o jogador tem um salário alto demais para o clube lisboeta. O volante tem treinado na equipe B do clube e os Sportinguistas esperam por uma proposta para vender o jogador.
O pai e representante de Elias, Eliseu Andrade, ficou por três semanas em Portugal negociando a transferência do jogador ao clube carioca, sem sucesso. “Fiquei 22 dias em Portugal tentando negociar com os dirigentes do Sporting e não chegamos a um acordo. Reforçamos a posição do Elias, que não está medindo esforços para jogar pelo Flamengo. Ontem nos reunimos, tomamos ciência da proposta do clube chinês, que era realmente muito vantajosa financeiramente. Mas prontamente recusamos”, disse Andrade, através de nota oficial.
Fonte: Ei