A chama ainda não apagou. Embora a cada dia a permanência de Elias no Flamengo seja mais improvável, a diretoria rubro-negra ainda estuda maneiras de tentar manter o seu principal jogador. Apesar de a primeira proposta ter sido recusada pelo Sporting, o clube busca novas maneiras de convencer os portugueses. Em caso de um aceno da diretoria do Sporting de que as conversas podem ser reabertas, o Flamengo mandará um representante a Portugal na próxima semana.
A ideia desde dezembro era de que o vice-presidente de futebol, Wallim Vasconcellos, viajasse para a Europa acompanhado do pai e representante de Elias, Eliseu Trindade. Mas após o acerto de quatro anos com o jogador, Eliseu viajou sozinho e voltou com a notícia de que a proposta de quatro milhões de euros por 50% dos direitos econômicos do jogador fora rejeitada. A nova pedida, de pouco mais de oito milhões de euros, causou espanto e irritação. Diante disso, a negociação ficou travada.
Os dirigentes do Flamengo entendem ser impossível pagar o valor desejado pelo Sporting, o que geraria um custo mensal de Elias superior a R$ 1,2 milhão por mês, incluídos salários, luvas e valor dos direitos econômicos diluído. O volante se reapresentou ao clube português, com o qual tem contrato até 2016, no início de janeiro e continua treinando. Seu pai, Eliseu Trindade, tenta convencer os portugueses a liberar o filho para o futebol brasileiro.
A tarefa é dura pelas posturas rígidas dos três lados do negócio. Mesmo com a possibilidade de o Shadong Luneng, da China, bancar os oito milhões de euros desejados pelo Sporting, Elias não se empolgou. O Flamengo mantém as alternativas para uma nova cartada sob sigilo e Vê com reservas a possibilidade de aumentar a oferta. No início de dezembro, o clube recebeu uma contraproposta portuguesa que colocava Luiz Antonio no negócio.
Na ocasião, no entanto, o volante de 22 anos era considerado peça fundamental no time de Jayme de Almeida. A situação mudou após o jogador acionar o clube na Justiça e cobrar valores atrasados, tendo faltado a reapresentação. Nesta quarta-feira, Luiz Antonio e Flamengo têm audiência na Justiça do Trabalho. Em caso de sucesso rubro-negro e manutenção do contrato do jogador até 2016, uma entrada do volante no negócio para manter Elias não está descartada.
De acordo com o empréstimo firmado no início de 2013, o Flamengo teria de pagar oito milhões de euros ao Sporting para ficar com 50% dos direitos econômicos de Elias. O restante pertence a um grupo de investidores. Entretanto, após uma conversa entre o pai do atleta, Eliseu Trindade, e Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, o clube português recuou a pedida para cinco milhões de euros mediante a retirada, por parte do jogador, da ação na Fifa na qual cobrava cerca de R$ 2,4 milhões de salários atrasados. Mas, para a surpresa geral, o Sporting voltou a pedir pouco mais de oito milhões de euros pelo jogador. Por isso, uma retomada da ação na Fifa não está descartada.
Fonte: ESPN