O mercado de transferências, que costuma ser bem agitado durante o mês de dezembro e janeiro no Brasil, está bastante calmo. Poucas contratações e bem menos especulações do que o normal, inclusive no Flamengo. Essa baixa movimentação está ocorrendo graças a alguns fatores: Falta de dinheiro, conscientização de grande parte das diretorias que não estão mais oferecendo o que não podem pagar, a falta de bons nomes no mercado, entre outras coisas. Nossa situação financeira já esteve muito pior do que está nos dias de hoje, a nova diretoria conseguiu saldar algumas dívidas e está conseguindo, aos poucos, tirar a fama de que o Flamengo não paga ninguém. Apesar disso, a postura da diretoria rubro-negra é bem parecida com a do ano passado, buscando jogadores “bons e baratos”, porém sendo um pouco mais ousada. O mercado de transferências está ruim para todos os times, não é problema exclusivo do Flamengo, mas mesmo assim somos um dos times que vem melhor trabalhando para reforçar o elenco para a temporada que está por vir.
Com essa colocação, direciono meu texto para o caso Elias. A importância do camisa 8 no ano de 2013 é absolutamente inquestionável. Creio que não há dúvida de que Elias foi o jogador mais consistente do ano passado. Por incrível que pareça, Elias teve seu pior momento no final da temporada, graças a um problema de saúde de seu filho, e mesmo assim foi decisivo, marcando gols na semifinal e final da Copa do Brasil.
A compra em definitivo do meia é mais importante que qualquer jogador que eventualmente possa chegar. Com o futebol apresentado em 2013, Elias se mostrou um dos melhores, ou talvez o melhor de sua posição no Brasil, e a dificuldade que teríamos em encontrar um jogador do seu nível seria absurda.
Pelo que tenho acompanhado, nada está perdido ainda. O Sporting quer 27 milhões de reais para ceder 50% dos direitos do jogador. O Flamengo não está nem um pouco disposto a pagar essa quantia que, diga-se de passagem, é bem alta. Tenho certeza que a diretoria do Mais Querido está trabalhando muito para contratar o jogador em definitivo, mas a situação é complicada e não me surpreenderia nem um pouco se Elias aparecesse no final de Janeiro com a camisa do Corinthians, que está de olho no jogador.
O foco na Gávea deve ser todo voltado para o caso Elias. Pagar 27 milhões é impensável. A vontade e disposição do jogador em negociar com o Sporting parece a saída mais plausível para que esta novela termine com um final feliz para o Flamengo. Nada está decidido, e os dias que estão por vir serão de extrema importância para a sequência do ano de 2014, já que Elias é o ponto de equilíbrio do time do Flamengo.
Saudações Rubro-Negras,
Lucas Badaró Guimarães.