O Grêmio está disposto a ouvir propostas por qualquer jogador do elenco. Não há, no time gaúcho, atleta que não saia por valor algum. Souza, o mais cotado para deixar Porto Alegre no momento, porém, não será barato. Para tirar o marcador do clube será necessário mais de 5 milhões de euros [R$16 milhões], seja compondo valor com atletas, ou ainda arcando com tal valor.
Foi este valor investido no começo do ano passado na compra de 50% dos direitos do atleta. Um contrato de cinco anos foi assinado na ocasião. Restam mais quatro de vínculo.
São dois postulantes a contar com o volante de 24 anos: São Paulo e Flamengo. No caso do time paulista, há possibilidade de troca envolvendo 50% dos direitos de Rhodolfo, que defende atualmente o Grêmio por empréstimo até julho deste ano. Mas tal negociação desagrada o clube portoalegrense, que até já repôs uma eventual saída de Rhodolfo no elenco com a compra de Pedro Geromel.
Outra opção para ida de Souza para o clube do Morumbi é uma troca envolvendo o meia Jadson. No entanto, o Grêmio é taxativo ao negar interesse no armador. O empresário do atleta, Bruno Paiva, afirma que jamais teve contato algum com o clube gaúcho sobre este tema.
No caso do Flamengo, a proposta seria somente financeira, sem envolvimento de jogadores. Mas o alto custo de uma eventual saída assustou os rubro-negros. De qualquer forma há necessidade de repor a saída de Elias, que voltou para o Sporting, de Portugal.
Pelo Grêmio na temporada 2013, Souza disputou 56 partidas e marcou 1 gol. Foi titular do time tricolor gaúcho em praticamente toda temporada tanto sob comando de Renato Gaúcho quanto de Vanderlei Luxemburgo. Na carreira constam passagens por Vasco e Porto, de Portugal, antes de jogar na equipe portoalegrense.
Uma possível saída de Souza não iria impactar no grupo gremista. Tanto que Edinho, ex-Fluminense, já foi contratado. Na ocasião, porém, a direção deixou claro que não havia relação alguma com a eventual saída. Atualmente há no elenco, além de Souza, mais cinco volantes: Ramiro, Riveros, Edinho, Matheus Biteco e Adriano.
Fonte: UOL