A tarde de sábado foi de risadas para muitos rubro-negros. E não estou me referindo os tropeços dos rivais cariocas na primeira rodada do Campeonato Estadual. Estou me referindo a inacreditável barrigada que o Lance deu sobre a venda do Elias e que o UOL embarcou. Logo após, o Lance apagou a matéria e lançou uma errata, com a descrição “Falsário se passa por pai e procurador do volante e aplica golpe em veículos de imprensa”. O UOL reconheceu o erro primeiro, lançou a correção antes e não tirou a matéria original do ar.
O Lance, assim como o UOL, serve como referência para a página de notícias do dia a dia do Flamengo aqui no Primeiro Penta, o Flamengo Notícias. Para quem tem uma página de noticias sobre um time, qualquer informação é motivo para um post e assim o site/blog vai ganhando views, as visualizações, que são o grande objetivo de grandes portais e páginas específicas sobre algum assunto. Qual é o dono e blog/site que não fica feliz ao ver que as visitações foram maiores do que o normal? O problema é a forma que essas informações são colocadas para os leitores e como há interesse, geralmente, financeiro, muitas vezes a oportunidade de dar um furo e ganhar mais visitações acabam atropelando bom senso.
Negociação no Flamengo rende views. A curiosidade de saber informações em primeira mão faz o torcedor clicar em posts como se não houvesse amanha, independente se o site/blog é conhecido o ou não. E não é só views que gera. Gera seguidores e curtidas em Rede Social. Para não fugir da expressão da moda, agrega valor. Jornalista/Blogueiro/Torcedor que tem informações sobre contratação e/ou negociação nessa época do ano, ficam como se houvesse um holofote em cima deles.
O trote que passaram para a redação do Lance mostra o quanto a apuração de notícias é fraca. Foi um erro de avaliação e de apuração que escancara o que a velocidade é mais importante do que a verdade. E essa ânsia de velocidade arrebenta o bom jornalismo. Sempre foi assim, sempre será.
O fanfarrão que passou o trote para a redação do Lance se passando pelo pai do Elias deve ter lavado a alma de muito torcedor que muitas vezes critica esses portais, mas não deixa de acessá-los. A apuração, num mundo que qualquer um pode publicar um “furo” a qualquer hora, tem mais valor do que a velocidade da informação. Simplesmente porque construir uma boa reputação demora algum tempo. Mas para arrebentá-la, basta um post.
Saudações!
Fonte: Primeiro Penta