Revelado pelo Corinthians, vendido ao Atlético de Madrid e dali para o Sporting Lisboa, Elias nunca conseguiu convencer no futebol europeu. Mas por aqui as coisas são bem diferentes. Por onde o meia passa, deixa saudade. O que Elias nunca escondeu é sua vontade de voltar ao Brasil, e, nesse momento em específico, de voltar ao Flamengo, clube que defendeu em 2013 e foi peça-chave (ao lado de Hernane) para que chegassem ao título da Copa do Brasil, em um ano que foi de vacas magras nas contratações do clube carioca, que reduziu os gastos para equilibrar as finanças.
Elias defendeu as cores do Flamengo em 2013 por meio de empréstimo junto ao Sporting Lisboa. No final do ano, Elias teve de voltar ao clube português, que se nega a fazer novo empréstimo. Assim o Flamengo vai dando voltas para, às pressas, conseguir contratar o meia em definitivo, julgando que ele seja um nome fundamental na tentativa do título da Libertadores deste ano.
Pelo que fez no ano passado, Elias mais do que justificou a insistência do Flamengo em tê-lo de volta, seus números impressionam pela regularidade, mas o que mais chama atenção é ver que Elias, em tese um segundo volante, foi responsável por grande parte dos gols do rubro negro carioca em 2013, inclusive terminando o ano na vice-artilharia da equipe, atrás apenas de Hernane Brocador.
Confira o infográfico abaixo que comprova a qualidade de Elias e mais do que justifica o desejo do Flamengo:
Fonte: Futebol.com