Ninguém internamente admite, mas a temporada do Flamengo começa realmente hoje, às 19h30m, contra o Duque de Caxias, no Maracanã. Será a primeira vez que o time titular irá a campo no ano. Primeira oportunidade para o técnico Jayme de Almeida avaliar o potencial da equipe que disputará a Libertadores a partir de fevereiro. De cara, duas mudanças em relação aos campeões da Copa do Brasil: Elano e Muralha. O meia de 32 anos fará sua estreia no rubro-negro após duas semanas de treinos com os novos companheiros. O jovem da base retorna ao clube após uma temporada de empréstimo na Portuguesa, na qual passou a maior parte do ano em recuperação de lesão.
O meio-campo modificado não preocupa o treinador. Para ele, é bem simples. Elano substituirá Luiz Antônio, que briga na Justiça para se desvincular do clube, e comandará o meio-campo rubro-negro. Muralha fará a função de Elias, apesar das características diferentes.
— O Muralha trabalha mais por trás, mas tem um passe muito bom do meio de campo. Acho que tem passe até melhor do que Elias. Perdemos de um lado e ganhamos do outro. O Elano vai entrar na função do Luiz Antônio. Não perde nada. Só pode sentir um pouco o ritmo de jogo porque vinha sendo reserva — explicou o técnico.
Ele e os jogadores, no entanto, apoiam-se na experiência de Elano para que seu futebol se encaixe bem ao time desde o começo.
— Ele é um jogador que tem muito categoria e experiência de jogar em grandes clubes de grandes centros e vai saber dosar. Espero que faça grande jogo, lógico que é início de temporada, teremos certa condescendência por isso. Só com o tempo que vai ter o entrosamento ideal. Com essa alegria e vontade que está apresentando aqui vai nos ajudar muito — disse o treinador.
— A gente fica feliz de ter um grande jogador aqui, de seleção brasileira e com tanta experiência. Vai nos ajudar muito, e nós vamos ajudar ao máximo para que ele se entrose rapidamente e fique bem à vontade em campo — afirmou o lateral-direito Leonardo Moura.
Afinal, o jogo de hoje não é visto apenas como um treinamento até o início da competição continental — serão três partidas pelo Carioca até o confronto com o León, no México. Será a oportunidade de abrir vantagem no Estadual de pontos corridos. Assim, diminuir qualquer tipo de pressão que maus resultados poderiam trazer ao time.
— Os jogos são importantes para avaliar este time e é o primeiro jogo deste grupo. É uma estreia depois de muito tempo sem jogar e eles vão sentir um pouco. Mas temos um grupo muito nivelado por cima e gostei da forma como todos voltaram de férias — declarou Jayme.
Apesar do destaque dado à estreia de hoje, o técnico reafirma que o Flamengo está em campo desde a primeira rodada. Para ele, não há divisão entre time A e B.
— Queríamos dar respaldo maior ao trabalho de pré-temporada para o time que temos em mente para a estreia da Libertadores. A partir de agora, é um grupo só. Qual time vamos usar nos próximos jogos vai depender de vários fatores.
Das sete contratações do ano, apenas Elano e Alecsandro, que deve ficar no banco de reservas, têm condições de jogo. Além de Feijão, que já havia estreado no Carioca. Os demais ainda precisam resolver questões burocráticas.
Fonte: Extra Globo