O basquete brasileiro não tem tido vida fácil nos últimos anos. Se para chegar ao Mundial masculino de Barcelona, entre os meses de agosto e setembro desse ano, a seleção dependeu de um convite da Federação Internacional de Basquete (Fiba), o sorteio da competição não foi nada bom para o país nesta segunda-feira. O Brasil caiu no “grupo da morte”, que tem a Espanha, dona da casa e segunda colocada no ranking, a França, atual campeã europeia e número 8 do mundo, a Sérvia (11º), quarta colocada no Mundial de 2010, e Egito (46º) e Irã (20º). O ala-armador Benite, do Flamengo, reconhece a dificuldade, mas aposta em medalha.
– Acho que podemos ganhar uma medalha, podemos chegar longe, o grupo tem tudo para isso, só tem que ter um trabalho muito bom antes para chegar lá preparado. É um grupo muito difícil, mas considerando que a Espanha está jogando dentro de casa, com o apoio da torcida, e é um time com gabarito muito grande, tende a ser o adversário mais complicado, mas é um grupo muito difícil, acho que todos vão dar muito trabalho – avaliou.
A seleção brasileira estreia no dia 30 de agosto no Mundial, quando enfrenta a França. Os times jogam entre si dentro dos grupos e os quatro primeiros seguem adiante, cruzando com adversário de outro grupo determinado, no caso do grupo do Brasil os adversários serão do grupo B, com Argentina, Croácia, Filipinas, Grécia, Porto Rico e Senegal.
A convocação ficará a cargo do argentino Ruben Magnano, que espera dessa vez poder contar com os atletas brasileiros que jogam no exterior, o que não pôde fazer na Copa América, quando o Brasil não conseguiu a classificação em quadra ao Mundial, tendo perdido todos os seus jogos. Benite, que estava na competição na Venezuela, espera estar novamente na lista.
– É uma vontade que eu tenho e espero estar lá ajudando o Brasil da melhor forma que eu possa.
Até hoje, apenas Argentina (1950), Brasil (1959 e 1963), Espanha (2006), União Soviética (1967, 1974 e 1982), Estados Unidos (1954, 1986, 1994 e 2010) e Iugoslávia (1970, 1978, 1990, 1998 e 2002) conquistaram o Campeonato Mundial.
Fonte: SporTV