O futebol do Brasil chora em Flamengo 2×1 Vasco.

Compartilhe
O tenista Rafael Nadal deu o pontapé inicial do clássico no Maracanã.

E ficou para assistir o jogo.

Apaixonado por futebol, provavelmente fez perguntas sobre a partida ao saber do convite.

Obviamente, queria saber se valia a pena.

Se eu tivesse convidado o Nadal para ir ao Bicudão, a casa do Autônomos, time de várzea do qual sou técnico, para ver nosso duelo adiado por causa da chuva que transformou o esburacado terrão ao lado da favela num lamaçal escorregadio e cheio de enormes poças d’água,  contra o Acadêmicos,  ele recusaria.

Foi ao neo-Maraca porque alguém contou, se ele ainda não sabia, que se tratava de um confronto com 91 anos de história entre clubes gigantes do Brasil, ambos cariocas, e apelidado de clássico dos milhões graças a enorme quantidade de pessoas que leva ao estádio.

Também citaram a lista de craques que vestiram as camisas das equipes.

No lugar do Nadal, eu ficaria ansioso pela oportunidade de ver tudo isso de perto.

A expectativa do detentor de 8 títulos em Roland Garros, 2 em Wimbledon, 2 no US Open e um no Aberto da Austrália deve ter sido enorme.

Com agenda lotada e vivendo sob constante pressão, a oportunidade de acompanhar qualquer clássico no país de cultura diferente da que estamos acostumados é sempre um momento especial.

Eis que ela chega ao neo-Maraca e vê algo totalmente diferente do esperado.

Um local com míseros 13,245 pagantes, sem a tensão de um clássico fora de campo, tecnicamente bem abaixo do padrão que o tenista está acostumado nos duelos entre Barcelona e Real Madrid, e com a aberração da arbitragem que não validou o gol do Douglas.

Gentil, se referiu ao estádio como “mítico” assim que pisou nele, apesar do Maracanã digno de tal fama ter sido destruído em nome da Copa do Mundo

O que Nadal vai falar aos amigos próximos depois da experiência chocha?

Prefiro nem pensar .

Aliás, tanto faz a opinião dele.  O problema é outro.

Precisamos nos preocupar com nosso quintal.

Estamos cada vez mais acostumando a conviver com situações tristes como a de domingo.

Elas são comuns em clássicos por todo o país.

Mesmo assim, continuam tentando nos vender a ideia de que a elitização e o estádio de luxo feito com dinheiro público são o único bom caminho.

Posso estar enganado, não sou dono de verdade, mas se conseguirem completar a lavagem cerebral na população e transformarem a maior paixão nacional em produto pasteurizado para o consumo, nunca mais teremos nos estádios a deliciosa tensão que a massa exalava da arquibancada nos confrontos de grande rivalidade.

A vivência de um clássico no estádio, mesmo se continuar interessante sob os novos, frios e moralistas padrões, jamais será intensa como era nos velhos e bons tempos.

Estou longe de ser saudosista, porém me entristece profundamente a constatação que os interesses comerciais de poucos estão matando a possibilidade de as novas gerações sentirem o prazer que fez do futebol a maior expressão cultural do país e a festa do povo.

Sem hipocrisia

Antigamente também havia clássicos sem grande público, em especial depois do crescimento da violência.

Mas não era tão comum.

E o público dos jogos, fosse grande ou pequeno, era mais participativo, criativo, e menos formal que o de hoje.

Curiosidade

Em 1976, o Flamengo derrotou o Vasco por  3×1 diante de 174.770 pessoas.

Dois anos antes, eles empataram sem gols e o público foi de 165.538.

Em 1981, 161.989 foram torcer em Flamengo 2×1 Vasco.

Aviso aos bairristas problemáticos

Peço licença a maioria dos leitores do blog para deixar um aviso aos bairristas problemáticos, que são a ínfima minoria dos frequentadores deste espaço e costumam interpretar os posts de uma forma que justifica para si mesmos o aumento do peso do toque no teclado e descarrego do ódio nos comentários.

Qualquer pessoa capaz de entender textos simples sabe que este post se refere ao futebol brasileiro, não ao carioca.

A situação de domingo demonstra um problema do futebol nacional, não especificamente do estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Blog do Birner

Notícias recentes

  • Destaque

“Temos que comer m…”: De La Cruz dá declaração inusitada após tropeço do Uruguai na Copa do Mundo

Jogador do Flamengo admite momento delicado da Seleção Uruguaia após empate com Cabo Verde O…

22/06/2026
  • Notícias

Reserva de Vini Jr. na Copa do Mundo compara ex-Flamengo a Neymar

Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) com Vini Jr. à disposição Os dois…

22/06/2026
  • Destaque

Estrela da Escócia detalha estratégia para jogo contra o Brasil, pela Copa do Mundo

Brasil e Escócia disputam a última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo…

22/06/2026
  • Notícias

Intertemporada em Portugal: Flamengo fará 3º jogo na história contra times suíços

Colocaria quando acontece o jogo do Flamengo x Lausanne Sport (SUI)? O Flamengo terá o…

22/06/2026
  • Manchetes

Ancelotti perde jogador em treino do Brasil; 4 jogadores do Flamengo estão à disposição para próximo jogo da Copa do Mundo

Quais foram as movimentações do treino da Seleção Brasileira nesta segunda-feira (22)?   A Seleção…

22/06/2026
  • Manchetes

Veja os valores dos ingressos para os 3 jogos do Flamengo em Portugal

Onde comprar ingressos para os três jogos do Flamengo em Portugal?   O Flamengo terá…

22/06/2026