Flamengo perde no TJ-RJ processo pela Taça das Bolinhas.

Compartilhe
O Flamengo segue as suas idas e vindas contra São Paulo e Sport pela defesa do título do Campeonato Brasileiro de 1987 e da Taça das Bolinhas. No Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi derrotado. O processo movido pelo Clube em que pede que seja reconhecido como o merecedor da taça, além de solicitar que a mesma não seja entregue ao São Paulo até o julgamento da demanda de conhecimento, foi negado. Na sentença, o juiz Luiz Alfredo Carvalho sugere que o clube reverta a decisão na justiça federal, pois a estadual “não é competente para fazê-lo”, e julgou improcedente o pedido. O Fla pode recorrer.

Há um processo no Superior Tribunal de Justiça movido pelo Flamengo em razão da resolução da CBF de 2011, que reconheceu o clube e o Sport como campeões. Os pernambucanos conseguiram vitória posterior no Tribunal Regional Federal de Pernambuco, anulando a resolução e exigindo exclusividade na conquista do campeonato de 1987. O julgamento foi iniciado, mas sem uma definição até o momento.

Entenda o caso

A Taça das Bolinhas foi criada para premiar o campeão brasileiro. Ficou determinado pela CBF que o primeiro clube que vencesse a competição três vezes seguidas ou cinco vezes intercaladas teria a posse definitiva do troféu. O Flamengo alega que conquistou seu quinto título em 1992 (há, até hoje, uma disputa sobre quem foi o campeão de 1987, Flamengo ou Sport – a CBF chegou a reconhecer o Flamengo como campeão junto ao Sport, mas teve de voltar atrás por decisão da Justiça). O São Paulo só conquistou seu quinto título em 2007.

Em setembro de 2012, a 15ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo negou o recurso do São Paulo Futebol Clube no processo de reintegração de posse da Taça das Bolinhas. A decisão confirma a que já havia sido tomada pela Justiça do Rio de Janeiro, em maio daquele ano. Na ocasião, o clube paulista se viu obrigado a devolver o troféu para a Caixa Econômica Federal. O caso está parado no Supremo Tribunal de Justiça de Brasília.

Fonte: GE

Notícias recentes

  • Destaque

Vini Jr deixa Real Madrid de lado e manda recado sobre renovação: “Vou falar…”

Vinicius Júnior tem contrato com o Real Madrid (ESP) até junho do próximo ano Vinicius…

12/06/2026
  • Notícias

Escalação: Ancelotti deve repetir 8 jogadores de estreia de 2022 na Copa do Mundo de 2026; 3 são do Flamengo

Escalações do Brasil em 2022 e 2026 devem ser parecidas Carlo Ancelotti ainda não confirmou,…

12/06/2026
  • Notícias

Voltaram? Virginia exibe buquê de flores gigantes no Dia dos Namorados e Vini Jr reage

Vini Jr e Virginia anunciaram o fim do namoro semanas antes da Copa do Mundo…

12/06/2026
  • Destaque

Júnior questiona convocação de jogador do Flamengo na Seleção Brasileira

Júnior atuou como lateral esquerdo e defendeu as cores de São Paulo e Palmeiras A…

12/06/2026
  • Notícias

Por que Vini Jr é tão diferente do Real Madrid para a Seleção? Atacante aponta ‘culpado’ antes de estreia na Copa

Vini Jr costuma ser alvo de críticas de torcedores por conta da diferença de desempenho…

12/06/2026
  • Notícias

Ex-Flamengo, Vini Jr manda real sobre camisa 10 da Seleção Brasileira: “Neymar é o…”

Seleção Brasileira encara Marrocos, neste sábado (13), com presença de Vinicius Júnior A Seleção Brasileira…

12/06/2026