Flamengo perde no TJ-RJ processo pela Taça das Bolinhas.

Compartilhe com os amigos
O Flamengo segue as suas idas e vindas contra São Paulo e Sport pela defesa do título do Campeonato Brasileiro de 1987 e da Taça das Bolinhas. No Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi derrotado. O processo movido pelo Clube em que pede que seja reconhecido como o merecedor da taça, além de solicitar que a mesma não seja entregue ao São Paulo até o julgamento da demanda de conhecimento, foi negado. Na sentença, o juiz Luiz Alfredo Carvalho sugere que o clube reverta a decisão na justiça federal, pois a estadual “não é competente para fazê-lo”, e julgou improcedente o pedido. O Fla pode recorrer.
Há um processo no Superior Tribunal de Justiça movido pelo Flamengo em razão da resolução da CBF de 2011, que reconheceu o clube e o Sport como campeões. Os pernambucanos conseguiram vitória posterior no Tribunal Regional Federal de Pernambuco, anulando a resolução e exigindo exclusividade na conquista do campeonato de 1987. O julgamento foi iniciado, mas sem uma definição até o momento.
Entenda o caso
A Taça das Bolinhas foi criada para premiar o campeão brasileiro. Ficou determinado pela CBF que o primeiro clube que vencesse a competição três vezes seguidas ou cinco vezes intercaladas teria a posse definitiva do troféu. O Flamengo alega que conquistou seu quinto título em 1992 (há, até hoje, uma disputa sobre quem foi o campeão de 1987, Flamengo ou Sport – a CBF chegou a reconhecer o Flamengo como campeão junto ao Sport, mas teve de voltar atrás por decisão da Justiça). O São Paulo só conquistou seu quinto título em 2007.
Em setembro de 2012, a 15ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo negou o recurso do São Paulo Futebol Clube no processo de reintegração de posse da Taça das Bolinhas. A decisão confirma a que já havia sido tomada pela Justiça do Rio de Janeiro, em maio daquele ano. Na ocasião, o clube paulista se viu obrigado a devolver o troféu para a Caixa Econômica Federal. O caso está parado no Supremo Tribunal de Justiça de Brasília.
Fonte: GE
Compartilhe com os amigos

Veja também