Fala Nação,
Adílio de Oliveira Gonçalves. Volante e meia que atuou no Flamengo entre 1975 e 1987. Além de ser um craque nos gramados, Adílio também brilhou no Futsal. Ele atuava como ala pivô e foi campeão mundial com a seleção brasileira em 1989.
O Brown, como era chamado pelos companheiros de Flamengo, era um jogador com rara habilidade quando tinha a bola nos pés. Apesar de atuar como volante, era um jogador que tinha uma presença ofensiva muito grande e com isso, participava de grande parte dos gols do Flamengo na época. Ele é o 3º jogador que mais vestiu a camisa do Flamengo, com 615 jogos.
Adílio formou, ao lado de Zico e Andrade, o meio campo do melhor time da história do Flamengo e um dos melhores meio campos da história das equipes brasileiras.
Pelo Flamengo, ele conquistou 11 títulos. Foram 5 campeonatos cariocas (78, 79 duas vezes, 81 e 86), 4 brasileiros (80, 82, 83 e 87) e os mais importantes, que foram a Libertadores e o Mundial de 1981, esse último com uma atuação de gala do Adílio, que marcou o terceiro gol da vitória de 3×0 sobre o Liverpool.
Adílio ainda atuou por Vasco, Coritiba, Barcelona de Guayaquil (Equador), Itumbiara, Alianza Lima (Peru), América de Três Rios, Bacabal, Serrano, Barreira, Borussia Fulda (Alemanha), Friburguense e encerrou sua carreira em 1997, atuando pelo Barra Mansa.
Após a aposentadoria, Adílio chegou a trabalhar no Flamengo no cargo de supervisor das divisões de base do clube. Ele trabalhava ao lado de seu ex- companheiro de gramado, Andrade. Mas em dezembro de 2008, houve uma reformulação no departamento de futebol do clube e, com isso, Adílio foi retirado de seu cargo.
Adílio foi um dos maiores jogadores da história do Flamengo, mas foi um jogador que teve poucas oportunidades com a camisa da seleção brasileira. Ele atuou em apenas duas partidas, mas mesmo assim conseguiu deixar uma boa impressão.
Saudações Rubro Negras,
Fred Henauth
Sigam-me no Twitter – @FredHenauth