Fala Nação,
José Leandro de Souza Ferreira ou simplesmente Leandro. Foi o melhor lateral direito da história do Flamengo e, na minha opinião, o melhor da história do futebol brasileiro.
Ele dedicou toda sua carreira ao Flamengo. Começou em 76, nas categorias de base do clube. Em 78, já integrava o grupo principal do clube. Leandro era um lateral que apoiava com muita qualidade, mas que não deixava a desejar na marcação, pois ele tinha boa recomposição na defesa.
Pelo Flamengo, Leandro participou do grande time da história do clube, que foi a equipe de 81. Ao lado de Zico, Júnior, Adílio e Andrade, Leandro foi campeão da Libertadores e campeão mundial naquele mesmo ano.
Pela Seleção Brasileira, Leandro era o lateral direito do melhor time que já foi montado, que foi a Seleção Brasileira de 82. Era um dos pontos fortes daquela seleção que contava com Zico, Rivelino, Sócrates e cia.
Em 85, em virtude de uma série de lesões no joelho, Leandro deixa a lateral do campo e passa a atuar como zagueiro. Nessa função, ele foi campeão tri campeão brasileiro em 87, pelo Flamengo.
Mesmo lesionado, ele foi convocado por Telê Santana para a copa de 86, mas em solidariedade ao corte do amigo Renato Gaúcho (que saiu da concentração, ao lado de Leandro, para curtir a noite de BH), ele rejeitou a convocação, já que apenas Renato foi cortado do grupo.
Em 90, Leandro encerrava, precocemente sua carreira pelo Flamengo. Ao todo, ele atuou em 411 partidas, marcou 18 gols e conquistou o coração da Nação Rubro Negra com suas belas atuações.
Fred Henauth
Sigam-me no Facebook – Fred Henauth