Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Brasileirão apaga fracasso dos estaduais com bons públicos.

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 25/04/2014
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar
O início de 2014, ano que prometia ser especial para o futebol brasileiro, por causa da realização da Copa do Mundo, foi uma ducha de água fria em relação à presença do público nos estádios.
Desanimado com o baixo nível dos campeonatos estaduais, o torcedor brasileiro deixou as arquibancadas praticamente às moscas. Mas bastou começar o Campeonato Brasileiro para o cenário mudar drasticamente.
A primeira rodada, realizada no último final de semana, contou com uma média de 15.192 torcedores por partida. Nenhum dos quatro principais estaduais do Brasil (Paulista, Carioca, Mineiro e Gaúcho), encerrados há duas semanas, chegou próximo a isso.
E a tendência é que o ritmo se repita na segunda rodada, que terá confrontos tradicionais e atrações à parte. Este é o caso do duelo entre Corinthians x Flamengo, marcando a despedida do time paulista do Pacaembu, já que depois da Copa o clube mandará suas partidas em seu proprio estádio, o Itaquerão.
Também deverão ter casa cheia Palmeiras x Fluminense neste sábado, o primeiro jogo dos paulistas em casa após a volta à Série A;Cruzeiro x São Paulo, em Uberlândia, no domingo, com os mineiros prometendo escalar o time titular; e Sport x Chapecoense, também o primeiro jogo dos pernambucanos em Recife após subir da Série B.
A rodada inaugural do Brasileirão teve quatro partidas com menos de dez mil torcedores: Chapecoense x Coritiba (6.944 pagantes), Atlético-PR x Grêmio (2.495, jogo realizado em campo neutro), Bahia x Cruzeiro (9.348) e Santos x Sport (7.964).
Em compensação, duas partidas superaram a casa dos 30 mil pagantes: a vitória do Fluminense sobre o Figueirense por 3 a 0, no Maracanã (31.173), e o triunfo do São Paulo diante doBotafogo, também por 3 a 0, no Morumbi, que teve o melhor público da rodada, 31.564 pagantes.
A título de comparação, vale lembrar que, dos estaduais recém-encerrados, o que apresentou a melhor média foi o Campeonato Paulista, com 5.780 torcedores por partida. Logo em seguida aparece o Campeonato Mineiro, que teve 4.257 pagantes por partida, à frente do Carioca, com míseros 2.828 pagantes. O pior estadual entre os mais ricos do Brasil em termos de público foi o Gaúcho, com 2.388 pessoas por jogo.
Os números da largada deste Brasileiro mostram inclusive uma clara evolução em relação aos nacionais anteriores. Com exceção do campeonato de 2013, as médias das primeiras rodadas de 2012 e 2011 são inferiores.
O ponto fora da curva da rodada inaugural do torneio do ano passado foi o jogo entre Santos e Flamengo, realizado no então novo estádio Mané Garrincha, em Brasília, e que marcou a despedida de Neymar do time paulista. Confira as médias abaixo:
Ano – Média de público na 1ª rodada:
2014 – 15.192 pagantes por jogo
2013 – 16.479 pagantes por jogo
2012 – 10.002 pagantes por jogo
2011 – 9.683 pagantes por jogo
O jogo entre Santos e Flamengo, que puxou a média para cima na abertura de 2013, foi acompanhado por 63.501 pagantes. Mas os números caíram pela metade na segunda rodada, com 8.182 torcedores, o que reforça o bom desempenho nas bilheterias do início do Brasileirão de 2014.
Novas arenas
Também não deve ser desprezado o fator da curiosidade dos torcedores que acompanharão o Brasileirão diante dos novos estádios que serão usados na Copa do Mundo.
Na rodada do último final de semana, quatro partidas foram disputadas em arenas que serão palco de jogos do Mundial: Beira-Rio (Internacional 1 x 0 Vitória), Maracanã (Fluminense 3 x 0 Figueirense), Fonte Nova (Bahia 1 x 2 Cruzeiro) e Mané Garrincha (Flamengo 0 x 0 Goiás).
Neste final de semana, apenas um jogo, Botafogo x Internacional, será realizado em um estádio da Copa, no caso o Maracanã. Mas até a sexta rodada do Brasileirão, prevista para os dias 21 e 22 de maio, mais 13 jogos serão disputados nas novas arenas, o que também deve servir como uma motivação extra para os torcedores lotarem as arquibancadas, ao contrário do que ocorreu nos desmotivados estaduais.
Fonte: Tribuna da Bahia
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo x Corinthians: onde assistir ao vivo jogo do Brasileirão

“Acha que temos condições?”: Maracanã rebate pedido Vasco e promete novo gramado em 2027

1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista à convocação da Seleção Brasileira; Pedro e Samuel Lino, do Flamengo, estão na pré-lista de Ancelotti

2 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Cruzeiro anuncia contratação de Viña; veja valor da opção de compra junto ao Flamengo

20 2

Cruzeiro tenta contratação de Viña, do Flamengo

30 19
Brasileirão

Escalação do Flamengo: Leonardo Jardim define time para jogo contra o Corinthians em treino deste sábado

3

Allan desfalca Corinthians contra o Flamengo por ‘motivo milionário’

6 2
Libertadores

Jogador do Del Valle prevê sucesso de Valencia no Flamengo: “Vai dar muita alegria para a torcida”

16

Flamengo tem 2 jogadores na ‘seleção da rodada’ da Libertadores

12 3
Comentários Recentes
  1. Cecéu Carvalho em IA crava placar de jogo do Flamengo x Independiente del Valle, pela Libertadores

    Como se pode constatar, Inteligência Artificial tá mais pra Burrice Real. Sabe nada de futebol, muito menos de Flamengo.

  2. Joãozinho Trepidação em Governo do Rio multa Flamengo e Fluminense por manutenção do Maracanã

    Isso é inadmissível! Perder esta concessão é o pior que pode acontecer ao Mengão, que não tem outro estádio para…

  3. Caros Henrique Queiros de Novaes em Passos diferentes em 2026: Flamengo e Del Valle cruzam caminhos na Libertadores com campanhas distintas no ano

    Comparar o desempenho do Del Vale com o desempenho de qualquer clube brasileiro não tem lógica. A diferença do campeonato…

  4. JONES SOUZA em Flamengo tem dois desfalques confirmados para enfrentar o Independiente del Valle

    Infelizmente, Alecsandro, de contrato renovado, não é desfalque. É falta mesmo.

  5. JONES SOUZA em Cebolinha nega “autoexclusão” e rebate versão de José Boto sobre saída do Flamengo

    Tchau "Cebolinha" . Chegou cheio de expectativas, mas o tempo mostrou porque estava "sem oportunidades" no Benfica. Vá com DEUS…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo