O grande sonho do Flamengo em 2014, a Taça Libertadores da América, acabou na derrota para o León e ficou para uma próxima temporada. A realidade rubro-negra agora é o campeonato carioca com decisão neste domingo contra o Vasco, Curiosamente, o Flamengo que fracassa contra times do exterior torna-se muito forte quando o assunto são os campeonatos caseiros.
Desde 2006 para cá o Flamengo jogou cinco Libertadores (07-08-10-12-14) e chegou no máximo às quartas de final. Foram 40 partidas, com 21 vitórias, seis empates e 13 derrotas, 67 gols a favor e 53 contra. Os rubro-negros não conseguem se livrar dos sucessivos vexames sul-americanos. E não se trata de uma questão de ganhar ou perder, mas sim de como perder. Quatro das últimas cinco eliminações foram traumáticas, duas vezes nas oitavas de final, duas na primeira fase, todas no Rio de Janeiro com casa cheia.
Nenhum clube brasileiro até hoje tinha caído duas vezes seguidas antes das oitavas de final. O Flamengo que estreou e conquistou a competição em 1981 virou coadjuvante depois. No ano seguinte, como campeão entrou e saiu na semifinal. De lá para cá acumulou participações sem brilho. Curiosamente neste mesmo período os rubro-negros ganharam quatro vezes o campeonato carioca (07-08-09-11), duas vezes a Copa do Brasil (06-13) e uma vez o Brasileirão em 2009.
– O Maracanã estava bonito para caramba, um espetáculo lindo, mas como não veio o resultado, alguns vaiaram e é natural. Não acho legal, mas é natural que aconteça. Disputar o carioca não é um alento, é uma conquista nossa e vamos com tudo para essa decisão. Eu quero esse título e ser campeão é muito importante para os jogadores também. Já tive a felicidade de ser campeão pelo clube, sei como é legal, como é emocionante e a gente vai buscar esse título – conta o técnico Jayme de Almeida.
Contra o Vasco, essa pequena coleção de títulos pode aumentar e o Flamengo entra em campo com a vantagem do empate.
Fonte: GE