O ambiente do León, do México, adversário do Flamengo nesta quarta-feira, pela Libertadores, não é dos mais leves. No começo da semana, o treinador Gustavo Matosas deu polêmica declaração na qual admite que seu ciclo está perto do fim. A sequência de quatro jogos sem vencer na temporada o deixa pressionado no cargo. Ao menos no discurso, os jogadores prometem fazer de tudo para manter o treinador e encaram o duelo do Maracanã como um dos mais importantes da história do clube.
Se ao menos empatar, os mexicanos passarão de fase. Se perderem, estarão eliminados, o que deverá custar o emprego de Matosas. O León faz campanha ruim no Campeonato Mexicano e está apenas em 12º lugar.
– Vamos jogar por ele. Nos momentos ruins ele sempre nos apoiou, nos incentivou. Agora é hora de retribuirmos. Estamos fechados com o treinador e faremos de tudo para conseguir a classificação – disse o goleiro Yarbrough nesta terça-feira, após treinamento realizado no CFZ, clube que pertence a Zico.
Por sinal, a atividade foi acompanhada de perto, muito perto, pelo presidente do León. Jesus Martinez tem somente 27 anos e é o mais jovem mandatário de um clube da elite do futebol mexicano. De óculos escuros e camiseta rosa, o dirigente ficou sentado no banco de reservas durante toda a atividade. Não quis dar entrevista, assim como Matosas, que evitou a imprensa e em momento algum trocou palavras com o cartola, que conversava de forma empolgada com outros membros da comissão técnica.
O treinador ficou em muitos momentos isolado, mas em duas ocasiões o elenco demonstrou ter mesmo carinho com o comandante. Antes de iniciar a atividade, Matosas reuniu todo o grupo no centro do campo e falou por aproximadamente dez minutos. Foi aplaudido no fim, cena que se repetiu ao término da atividade técnica realizada em metade do campo.
– Internacionalmente esse é o jogo mais importante do León. Jogamos pela nossa classificação na competição mais importante do continente. Vamos dar nossa vida em campo – disse o lateral Hernandéz.
Com sete pontos, o León está na segunda colocação do Grupo 7, um ponto atrás do líder Bolívar. O Flamengo tem a mesma pontuação e está em terceiro, por ter pior saldo de gols. Os dois primeiros passam de fase. As duas equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h45m (de Brasília), no Maracanã.
Fonte: GE