Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Final entre Flamengo x Vasco vira cartada para aumentar público.

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 01/04/2014
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar
Conhecido popularmente como o Clássico dos Milhões, os duelos entre Flamengo e Vasco, válidos pelas finais do Campeonato Carioca, terão de justificar a fama para dar uma injeção de ânimo em uma edição marcada pelo fracasso de público. Após 124 jogos disputados, a média de público pagante nos estádios foi de 2.419 mil torcedores. Ao todo, 299.956 mil pessoas pagaram ingresso para assistir às partidas do Estadual da cidade da final da Copa do Mundo.
O número supera um pouco a média de 2.396 mil torcedores da edição de 2013, campeonato marcado pelo fechamento do Engenhão e por clássicos disputados em Volta Redonda. Este ano, nem mesmo a volta do Maracanã, tida pela alta cúpula da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) como um atrativo capaz de aumentar os números do Carioca, foi capaz de recolocar os torcedores dentro dos estádios.
Dois clubes de maior torcida do Rio, Flamengo e Vasco não refletem sua grandeza no Carioca-2014. Na primeira fase, os rivais jogaram para apenas 13.245 mil pagantes. Na média total do Cariocão, o Cruz-Maltino leva ligeira vantagem sobre o rival: 5.885 mil contra 5.699 mil.
A Ferj defende seu produto e ataca os protagonistas. Nos bastidores, Rubens Lopes, presidente da Ferj, não engole os times mistos escalados e os preços praticados nas bilheterias, em especial em jogos do Flamengo.
Do outro lado, os quatro grandes veem na fórmula arrastada do torneio – aprovada pelos próprios – como o centro do desinteresse pelo torneio regional. O resultado desta equação são estádios vazios e cada vez mais pacotes de pay-per-view adquiridos.
– Se há interesse em manter o Carioca vivo, é preciso reformular o modelo, pois o atual não consegue chamar o público. Os  jogos não possuem a relevância necessária para levar o torcedor aos jogos – opinou Pedro Trengrouse, membro da Academia LANCE! e especialista em gestão.
Procuradas, a Ferj e a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão da competição, não se manifestaram sobre a questão.
Carioca-2016 com apenas 12 clubes
No que depender da proposta apresentada pelo presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, em encontro realizado na sede da entidade, o Campeonato Carioca de 2016 será disputado por 12 clubes. De acordo com a sugestão, à qual o LANCE!Net teve acesso, os oito melhores do Estadual do ano anterior já estariam automaticamente classificados para a fase principal.
Os outros quatro clubes que passariam à fase principal seriam conhecidos a partir da disputa de uma fase preliminar, cujos integrantes seriam os clubes que terminarem o Carioca do ano anterior entre a 9ª e a 14ª posição, acrescidos dos quatro que subirem da Série B.
Por conta do Estatuto do Torcedor, o novo formato só pode vigorar a partir de 2016, quando o atual regulamento atingiria os dois anos de manutenção exigidos por lei.
‘O futebol brasileiro está em crise’
‘O futebol brasileiro está em crise e os representantes não atentam para isso. O formato dos estaduais está perdendo apelo ano após a ano, e isso não é exclusividade do Rio. Um país que se diz o país do futebol não pode ter menos de 10 mil pessoas em uma partida. É preocupante termos menos público que o futebol da Austrália ou dos Estados Unidos. A medida pontual para recuperar parte do público é a baixa de preços. O público está se afastando dos estádios por diversos fatores além do custo do ingresso. Falta conforto, segurança, qualidade do jogo, os clubes estão em situações horrorosas, vivendo escândalos e não passam credibilidade ao torcedor, que passa a perder o interesse e buscar outras formas de lazer. Os campeonatos estaduais devem ser reduzidos. Não adianta pensar em soluções para o problema regional sem antes resolver o âmbito nacional. Defendo estaduais em formato parecido ao da Copa , com 7 ou 8 datas, regionalizado e com cidades­-sedes.’
MEMÓRIA
PÚBLICO
Ao todo, 299.956 mil pagantes foram aos estádios. A média do Carioca-14 é de 2.419 mil por jogo.
RANKING
Entre os grandes, o Fluminense é o detentor da melhor média de público, com 7.277 mil. Com 5.885 mil, o Vasco é o vice-líder de público. O Flamengo tem 5.699 mil, enquanto o Botafogo registrou 3.217 mil.
PONTO ALTO
O segundo jogo da semi entre Fluminense e Vasco registrou o melhor público pagante do Carioca: 15.925 mil torcedores.
PONTO BAIXO
O menor público entre os grandes ficou com o Botafogo. Pela última rodada,  só 308 alvinegros assistiram ao confronto contra o Nova Iguaçu.
DESINTERESSE
Em oito clássicos disputados, a média de pagantes foi de apenas 12.414 mil torcedores pagantes.
Fonte: Lancenet
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje
Brasileirão troféu

Fluminense perde, Palmeiras vence e Botafogo empata; veja tabela atualizada da 27ª rodada do Brasileirão

Jogo do Flamengo x Corinthians: confira comparação detalhada dos números das equipes em 2026

2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista à convocação da Seleção Brasileira; Pedro e Samuel Lino, do Flamengo, estão na pré-lista de Ancelotti

2 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Cruzeiro anuncia contratação de Viña; veja valor da opção de compra junto ao Flamengo

27 4

Cruzeiro tenta contratação de Viña, do Flamengo

31 20
Brasileirão

Palmeiras vence São Paulo e recupera liderança do Brasileirão; Flamengo pode reassumir a ponta neste domingo

3 1

Flamengo sofre virada do São Paulo e sai atrás por vaga na final do Brasileirão Feminino

2 11
Libertadores

Corinthians usa caso de Bruno Henrique, do Flamengo, para defender Memphis Depay na Libertadores

2 17

Presidente do Del Valle desabafa após jogo com Flamengo na Libertadores e mostra preocupação com estrela

18
Comentários Recentes
  1. Vitor em Palmeiras vence São Paulo e recupera liderança do Brasileirão; Flamengo pode reassumir a ponta neste domingo

    Tem que pressionar pra não perder esse campeonato na mão grande. Jogo roubado.

  2. Jose em Erazo revela que passou necessidades no Flamengo e faz análise de Anthony Valencia

    Um dos zagueiros mais fracos que ja vi passar pelo Flanengo

  3. John Smith em Escalação do Flamengo: Leonardo Jardim define time para jogo contra o Corinthians em treino deste sábado

    Mesmo com problemas de lesão recorrente, a nossa incrível diretoria ainda renovou com Alex Sandro!!!

  4. John Smith em “Acha que temos condições?”: Maracanã rebate pedido Vasco e promete novo gramado em 2027

    Tragam o Eduardo Bandeira de Melo de volta. Com ele, tenho CERTEZA de que o nosso estádio será construido logo!

  5. acesse aqui em Os 15 Jogadores de Futebol Mais Ricos do Mundo: Renda, Carreira e Investimentos

    Adorei o conteúdo! Obrigado por publicar. Continue assim. Vou acompanhar mais!

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo