O futebol carioca não está bem representado na Libertadores.

Compartilhe com os amigos
Não acredito que os resultados dos próximos jogos de Botafogo e Flamengo pela Libertadores possam envelhecer este artigo escrito na véspera, 1º de abril. O dia pode ser da mentira, mas o que me atrevo a dizer é verdade: o futebol carioca não está bem representado neste sul-americano de clubes. Aliás, como há muito tempo. Depois de 2008, quando o Fluminense perdeu nos pênaltis a final com a LDU, não vi pinta de campeão em time do Rio. Nem no Vasco do ano retrasado, o daquele incrível gol perdido por Diego Souza num mata-mata com o Corinthians. E menos pinta de campeão têm hoje o Botafogo e o Flamengo atuais.
Sei que o futebol costuma queimar a língua de muita gente mais sabida que eu. E que o Botafogo pode até se classificar bem às oitavas-de-final. O que não creio é que o limitado time dirigido por Eduardo Húngaro, que tem se superado na base do coração e do suor, tenha condição de seguir em frente, com o mesmo coração e o mesmo suor, sem pensar um momento nos salários que o clube não paga. Como pode jogar bola um time cujo presidente confessa não ter como pôr as contas em dia com a receita do clube penhorada? E penhorada em razão de dívidas trabalhistas, o que deixa claro que o glorioso não leva a sério essa história de pagar em dia, principalmente aos seus craques.
Talvez aquela antiga máxima, segundo a qual “o melhor doping é a grana”, pese menos que a vontade dos jogadores botafoguenses de fazerem bonito nesta Libertadores. Talvez. Fazendo bonito, se valorizam, vão ganhar mais (ou simplesmente ganhar) em outros clubes, deixando o Botafogo numa barra ainda pior. Mas não acredito muito nesse fazer bonito.
O Flamengo, este é mesmo um mistério. Estive ontem no seu espetacular complexo esportivo, em frente a Lagoa Rodrigo de Freitas. Não há clube igual. Nenhum outro, no Rio, tem um patrimônio de tal porte, considerando somente aquele terrenão supervalorizado numa das zonas nobres da cidade. Pergunto: como um clube que conseguiu tanto deve o que deve, grande parte por causa do futebol? E se o futebol suga tanto do dinheiro que o Flamengo fatura, como explicar a mediocridade do seu time? Ah, certo, o Flamengo ganhou a Copa do Brasil, tem tudo para ser campeão carioca e continua (ou não?) com chances na Libertadores. Mas não se pode dizer que seja o representante que o futebol do Rio merece.
Fonte: Blog do João Máximo
Compartilhe com os amigos

Veja também