Quem é o maior vice do Rio de Janeiro?

Compartilhe com os amigos
A final entre  Flamengo e Vasco provoca grandes discussões entre seus torcedores e que também são trazidas à imprensa. A superioridade rubro-negra nos últimos confrontos aliada a péssima fase que o Gigante da Colina vem conhecendo nas última década provoca uma vantagem nas provocações dos torcedores flamenguistas, sobretudo os mais jovens. Contudo, o glorioso período do Vasco na década de 1990 permite aos seus torcedores, principalmente aqueles  já nas faixas dos 30 anos de idade, se vangloriarem. Essa discussão é interminável e, a depender da geração, determina a vantagem de um ou outro clube.
Entretanto, é inegável que o Clássico dos milhões lança em discussão as recentes derrotas que o Vasco teve diante do Flamengo nas últimas finais de campeonato que disputaram. Só no Carioca, por exemplo, as últimas quatro finais (1999, 2000, 2001 e 2004) terminaram com o êxito dos rubro-negro sobre os vascaínos, bem como também o foi a final da Copa do Brasil em 2006.
Recentemente, um importante jornal do Rio de Janeiro publicou uma manchete curiosa a respeito deste confronto e que gerou forte insatisfação por parte da torcida e da diretoria do Vasco. A matéria, em si, não é relevante para este post, mas ajuda a elucidar quem é o time que mais vezes foi vice-campeão no Campeonato Carioca. É sabido que o Flamengo é, hoje, o maior vencedor do torneio com 32 títulos. Atrás do rubro-negro seguem Fluminense, 31; Vasco, 22; Botafogo, 20; América, 1; e Bangu, 1. Entretanto, pouca gente sabe quem é o clube que mais vezes ficou na 2ª posição.
Americano, Andarahy, Bonsucesso, Olaria, S.C. Americano, São Cristovão e Volta Redonda já chegaram a final do Cariocão, mas foi derrotados  e ficaram para a história com apenas 1 vice-campeonato. O Madureira, um dos mais tradicionais times do subúrbio carioca, também não levantou o troféu de campeão carioca, mas já amargou por duas vezes o vice-campeonato.
América e Bangu são, dos chamados pequenos, os únicos que sentiram o prazer se ser campeão carioca, mas também já sofreram o desgosto de ser o 2º a chegar mais perto disso. O Mecão já ficou 5 vezes no 2ª lugar, enquanto que o Alvirubro Suburbano ocupou esse posto em 6 oportunidades.
Entre os grandes, por sua vez, o Fluminense é que menos vezes foi vice-campeão, já que em apenas 16 campeonatos terminou em 2º lugar. Com dois vices a mais o Botafogo (18) é o próximo da lista. O Vasco tem 23 vice-campeonatos, um a mais do que o número de vezes em que foi campeão, mas oito a menos do que o Flamengo que, com 31 vice-campeonatos, é quem mais vezes ficou em 2º lugar ao longo de toda a história do Cariocão.
Isso, porém, não é motivo de vergonha, como tradicionalmente ocorre no Brasil. A depender do time e da campanha que se faz, o 2º lugar tem o verdadeiro valor que possui: o de que, como a exceção do campeão, quem ocupa esse posto foi melhor do que todos os demais concorrentes.
Fonte: Lanceativo
Compartilhe com os amigos

Veja também