Cariocas lideram ranking de erros de passes na Série A.

Compartilhe
Na arquibancada, os semblantes contrariados, por vezes uma vaia, um “ah”. São reações ao toque que não vai na direção certa, que sai pela linha lateral, que arma um contra-ataque, que acaba com a jogada ofensiva. E os torcedores cariocas têm bons motivos para torcer o nariz e não gostar dos números excessivos que Botafogo, Flamengo e Fluminense desenvolveram ao longo das cinco rodadas do Campeonato Brasileiro com passes errados. São os três primeiros no ranking dessa estatística, embora na classificação ocupem posições bem diferentes. O tricolor briga na parte de cima da tabela, enquanto alvinegros e rubro-negros já lutam contra a ameaça de rebaixamento.

Com estilo ofensivo e de troca de passes rápida, o Fluminense está no topo da lista. No total são 207, média de 41,4. Tem três jogadores entre os 10 que mais erram. O primeiro é Carlinhos, com 29 passes que não chegaram a um companheiro (média de 5,8 por jogo). Conca e Gum, os dois com 25 (média de 5 por jogo), estão empatados em quinto. Ainda assim, o time vai bem na competição, e ocupa quinta colocação no Brasileiro, com nove pontos. O meia Wagner entende que o estilo ofensivo pode contribuir para que ocorram mais erros.

– Eu acho que no Campeonato Brasileiro não tem um time tão ofensivo quanto o nosso. Se erramos muito é porque nos arriscamos e não ficamos apenas nos defendendo. Quando você consegue atacar bem, você se arrisca mais e vai acabar errando mesmo. Me lembro bem em 2012, quando fomos campeões. O Deco em um certo momento era o jogador que mais errava passes aqui. Não vamos deixar de tentar dentro de campo. Vamos em busca dos gols. Contanto que a bola pare dentro do gol, não tem problema se errarmos. Acho que o Fluminense está no caminho certo – explicou o meia.

O Botafogo é o segundo colocado entre os 20 times da Série A em passes errados. Soma 206, um a menos que os tricolores, média de 41,2. Em terceiro aparece o Flamengo, 198 passes errados, média de 39,6. Só na última rodada, na derrota por 2 a 0 para o São Paulo, os rubro-negros pecaram no quesito 50 vezes. Os alvinegros, que perderam para o Goiás, 52 vezes, e o Flu, derrotado pelo Grêmio, 40. Apenas o Vitória chegou perto desses números, com 40 também. As marcas de Flamengo e Botafogo, por exemplo, superam sozinhas o total no jogo Criciúma x Inter (45). Possivelmente uma das razões por somarem apenas quatro pontos em cinco jogos.

– Essa questão do passe é que a gente não tem conseguido ficar com a bola ou tem feito as escolhas erradas. Talvez pela característica do time, que é de transição, mas também por não ter achado um 10 para fazer o nosso time jogar, ter paciência, rodar a bola. Todos os times têm. O São Paulo tem o Ganso, Palmeiras, o Valdívia, Corinthians, o Jadson. A gente tem o Mugni e outros que infelizmente ainda não tiveram sequência ou não se encaixaram. Pode ser uma análise errada minha, mas o Flamengo sempre teve esse cara, é uma característica do clube. Mas a partir do momento em que todos começarem a acertar, inclusive eu, que tenho errado muito, vai mudar um pouco. Temos errado muito até nos treinamentos – alertou o zagueiro Wallace, do Flamengo.

Paulinho (Fla) é o quarto que mais erra passe, tem 27 (média de 5,4). O representante alvinegro no top 10 é Emerson Sheik, sétimo, com 24 (média de 6 por jogo). A estatística mostra uma tendência que teve em 2013. Ao fim do Brasileiro, havia apenas o São Paulo como intruso entre os clubes cariocas. O Botafogo liderou o quesito passes errados (1.390), seguido de Flamengo (1.249), São Paulo (1.247), Fluminense (1.224) e Vasco (1.217).

Na temporada passada, o Glorioso, time que mais errou, terminou classificado para a Libertadores. Tricolores e cruz-maltinos acabaram na zona de rebaixamento –  mas por conta das escalações irregulares de jogadores por parte de Flamengo e Portuguesa os clubes foram punidos, o rubro-negro terminou em 16º, e a Lusa acabou rebaixada para a Série B. O Tricolor carioca subiu duas posições, terminando em 15º.

Fonte: GE

Notícias recentes

  • Notícias

Cobrado no Mineirão sobre saída do Cruzeiro, Leonardo Jardim detalha bastidores e afirma: “Ninguém pode dizer não ao Flamengo”

Leonardo Jardim justificou acerto com o Flamengo após voltar atrás na promessa de não treinar…

13/08/2026
  • Notícias

Bruno Henrique será reavaliado no CT do Flamengo após sofrer entrada violenta em jogo contra o Cruzeiro

Bruno Henrique deixou Mineirão mancando após sofrer falta duríssima de Matheus Henrique Flamengo e Cruzeiro…

13/08/2026
  • Notícias

O desabafo de Léo Pereira após entrada violenta em Bruno Henrique durante Cruzeiro x Flamengo: “Se fosse expulso, seria diferente”

Zagueiro reclamou do cartão amarelo aplicado a Matheus Henrique após solada na canela de Bruno…

13/08/2026
  • Notícias

O pedido de desculpas de Matheus Henrique a Bruno Henrique

Bruno Henrique deixou Estádio do Mineirão mancando após chegada dura de Matheus Henrique Flamengo e…

13/08/2026
  • Notícias

Jogos da Libertadores hoje: Rosario Central x Corinthians e mais 1 partida acontece nesta quinta

Dois jogos acontecem pela ida das oitavas de final da Libertadores nesta quinta-feira (13) A…

13/08/2026
  • Notícias

Sem folga! Elenco do Flamengo se reapresenta nesta quinta com foco em jogo contra o Mirassol, pelo Brasileirão

Flamengo vira a chave para focar na disputa do Campeonato Brasileiro Atual campeão da Libertadores,…

13/08/2026