Gilmar Ferreira destaca rombos nos Clubes do Rio de Janeiro.

Compartilhe com os amigos
Mesmo com as atenções voltadas para a convocação da seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo no Brasil daqui a alguns dias, há um dado relevante relativo à administração dos cubes brasileiros (em especial, os do Rio de Janeiro) que não podemos deixar passar em branco.
Trata-se do recente estudo anual das finanças destas instituições, divulgado pelo consultor de marketing e gestão esportiva, Amir Somoggi.
É estarrecedor ver que Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense (nesta ordem) estão entre os cinco mais endividados do país, entre 20 grandes analisados.
Sendo que, dentre estes, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo (também, nesta ordem) estão entre os seis de maiores passivos fiscais, que são dívidas contraídas pelo não recolhimento de tributos.
Um escárnio, se levarmos em consideração que entre 2011 e 2013 houve um incremento na receita _ com exceção do Vasco, que registra queda de 1% por conta do péssimo resultado financeiro de 2012.
Apesar de um pálido movimento para o saneamento das finanças num ou outro clube carioca, os quatro aparentam aumento significativo do dinheiro gasto nos departamentos de futebol, em que pese o déficit no resultado operacional _ com honrosa exceção ao Fluminense neste particular.
Não sou perito contábil, mas o pouco que entendo é suficiente para enxergar o quão caótica é a situação.
Mas, vejam vocês, mesmo diante do quadro desanimador, o que não falta é gente despreparada se candidatando a presidente destas instituições.
E dispostas a trabalhar de graça!
Quer dizer…
SEM ESTÁDIOS.
O quadro me chama atenção também para o salto que os clubes paulistanos poderão dar na arrecadação de receitas com a inauguração das arenas do Corinthians e do Palmeiras _ tão como a remodelação do Morumbi, estudada pelo São Paulo.
Enquanto por aqui ainda se discute a construção de CTs, erguidos pelos paulistas nos anos 90, os clubes de lá já trabalham na obtenção de dinheiro novo no orçamento.
Fonte: Blog do Gilmar Ferreira
Compartilhe com os amigos

Veja também