Milton Queiroz da Paixão, ou simplesmente Tita. Um dos grandes ídolos da história do Flamengo. Estava ao lado de Zico, Adílio, Andrade e Cia no título mundial de 1981.
Destaque das categorias de base do Flamengo, na Escolinha e no Juvenil, onde foi treinado por craques como Zizinho e Pavão, Tita foi um dos grandes nomes de uma geração que deu muitas alegrias à torcida do clube.
Franzino, porém muito versátil, o menino atuou em quase todas as posições do meio-de-campo para frente. Ponta-direita, esquerda, volante e ponta-de-lança. Seu talento chamou a atenção, e o jogador teve que fazer um tratamento físico semelhante ao que Zico fez quando era garoto. Quanto mais forte ficava, mais se destacava.
Graças a isso, subiu para os profissionais em 1976, e fez sua estreia em fevereiro de 1977. Esse foi um ano traumático para o atacante, que perdeu pênalti decisivo, fazendo com que o Fla não conquistasse o título Campeonato Carioca daquele ano.
Tita permaneceu até 1985 na Gávea e conquistou nada menos que 18 títulos, entre eles 4 Campeonatos Cariocas, 2 Brasileiros, a Libertadores e o Mundial Interclubes, o título máximo, em 1981. Nesse período fez parte da chamada Geração de Ouro com Zico, Junior, Leandro, Adílio, Andrade e Cia.
O jogador passou ainda por clubes como Grêmio, Internacional e Vasco, além de ter atuado no futebol italiano, na liga alemã, e também no México, e ganhou importantes títulos, como a Libertadores da América, com o Grêmio, e o Campeonato Brasileiro, com o Vasco, além da Copa da UEFA, com o Bayer Leverkusen.
Pela Seleção Brasileira fez 34 partidas e 6 gols, tendo conquistado a Copa América de 1989.
Iniciou carreira de técnico como estagiário de Antônio Lopes no Vasco e passou também por Americano, Urawa Reds-JAP, El Paso Patriots-EUA, América, Bangu, Caxias, Remo,Campinense, CFZ, Resende, Tupi e Macaé.
Fred Henauth
Sigam-me no Facebook – Fred Henauth
Fonte: Flápedia