A torcida do Flamengo até o momento só foi ‘presenteada’ com dois reforços desconhecidos pela maioria para a disputa do Campeonato Brasileiro. Chegaram o atacante Arthur, ex-Londrina e o zagueiro Marcelo, ex-Volta Redonda. Bem pouco para os torcedores que sempre estiveram acostumados em contratações aos montes pela diretoria que costumava abrir os cofres em busca de peças com destaque no cenário nacional. Agora com a adoção da política de austeridade e responsabilidade financeira, o departamento de futebol rubro-negro vem tentando na base da criatividade e do baixo investimento encontrar atletas que possam somar e ajudar a equipe a conquistar títulos ou ao menos uma vaga novamente para a Taça Libertadores da América.
E a principal competição sul-americana trouxe alguns nomes que agradaram ao público. Arizala, atacante do León, do México, que se tornou carrasco do Flamengo na fase de grupos marcando dois gols nos confrontos apareceu nesta terça-feira como um provável nome que poderia ser contratado. O jogador que se mostrou encantado com o Maracanã no último jogo e com a força da Nação Rubro-Negra teria dito aos seus representantes que gostaria de defender o clube da Gávea. A notícia logo chegou aos ouvidos do vice-de-futebol Wallim Vasconcelos, que tratou de rechaçar a contratação imediatamente.
“Um torcedor do Flamengo de Florianópolis, que acompanha o clube em todos os jogos me mandou uma mensagem dizendo que contactou um jornalista mexicano garantindo que o Arizala tinha o interesse em atuar com a camisa do Flamengo. Mas nós agradecemos e afirmamos que não tínhamos interesse na indicação. Estamos olhando outros jogadores para trazermos no meio do ano. Nem chegamos a entrar em contato com o representante do atleta. Não falamos em números. Hoje recebi duas indicações de jogadores que querem defender o Flamengo. Todo dia é isso. É natural. Temos que ter calma. O clube mudou e todo mundo quer vir pra cá. Temos que focar nos atletas que temos interesse em contratar”, afirmou Wallim Vasconcelos.
O dirigente garantiu que o Flamengo segue em busca de reforços e explicou o motivo pelo qual o departamento de futebol não demonstrou interesse na contratação do colombiano de 27 anos.
“Estamos mapeando o mercado. Temos uma lista para tentar buscar no mercado. O Arizala não estava nesta lista. Se a cada dia colocarmos mais um atleta que não estava nos planos, a gente perde o foco e no final das contas não traz ninguém. Queremos contratar dois ou três jogadores para o segundo semestre. O nosso foco é a conquista a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro”, garantiu Wallim.
Com a saída de Carlos Eduardo e a instabilidade de Lucas Mugni, o vice-de-futebol afirmou que a diretoria trabalha nos bastidores em busca de um meio-campo que seja o cérebro da equipe.
“Com a parada no dia 1º de junho e com uma boa posição nesta primeira fase do Campeonato Brasileiro, vamos trabalhar com atenção e focar na contratação de peças para o segundo semestre. O futebol não é uma ciência exata. Toda contratação é uma tentativa. Algumas não dão certo. Mas vamos buscar um atleta de qualidade para o meio-campo que dê alegrias a torcida”, confirmou.
Apesar da falta de investimento e a quebra de planejamento com a não classificação para as oitavas de final da Taça Libertadores da América, Wallim Vasconcelos se mostrou confiante em conseguir investidores ou apelar para a criatividade novamente para conseguir atletas de alto nível que defendam o clube após a Copa do Mundo.
“Estamos trabalhando em todas as frentes e conversando com parceiros para investirmos mais. Ao mesmo tempo, estamos montando uma estrutura para ao menos conseguir um atleta por empréstimo.”
Com cerca de dois meses para o reinício do Campeonato Brasileiro, o dirigente afirma que o departamento de futebol trabalha com calma e sem fazer alarde para anunciar os reforços.
“Ainda não há nenhuma negociação em curso. Apenas sondagens. Estamos no começo ainda.”
Quanto a atuação da equipe no jogo com o Palmeiras e a modificação tática de Jayme de Almeida no início e no intervalo do confronto, Wallim Vasconcelos preferiu se eximir e dar apoio a comissão técnica que define as alterações no time.
“Eu prefiro não me intrometer na escalação da equipe. A decisão final fica a cargo do Jayme de Almeida e do Cantarelle. O comando do time cabe a eles. Se o Jayme mudou no intervalo é porque percebeu que a equipe não estava rendendo. Mexeu na hora certa, corrigiu o esquema que não estava funcionando e o Flamengo reagiu bem com uma grande vitória”, finalizou.
Estima-se que o León queria cerca de 3 milhões de dólares pela venda do atacante Arizala. O jogador recebe aproximadamente 40 mil dólares mensais. O Flamengo volta a campo domingo diante do Fluminense, às 16 horas, no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Tupi



























