Toda vez que a janela de transferências abre, jornais esportivos enchem suas capas com especulações de futuros contratados, agentes usam o nome de clubes importantes para valorizar seus atletas e os torcedores ficam perdidos não sabendo o que pode ser verdade.
Resolvi escrever este artigo para fazer uma breve análise das contratações do Flamengo, como a diretoria está se movimentando no mercado e alguns jogadores que deveriam ficar de olho.
A diretoria, a melhor que o Flamengo já teve, em seus 18 meses de clube provou ser competente e responsável mas que não entende nada de futebol. De Todas as contratações dessa diretoria podemos falar que apenas Elias, Paulinho e Alecsandro deram certo, algumas ajudam de certa forma como Marcio Araújo, Gabriel, Everton e Chicão e uma lista enorme de fracassos como Val, Bruninho, Feijão, Carlos Eduardo, João Paulo, André Santos, Elano e mais alguns que ainda não tiveram tempo para provar se podem ficar como Mugni, Leo, Marcelo e Arthur. Um aproveitamento de aproximadamente 33%, ou seja, de cada 3 contratações, 1 contribui de alguma forma para o time. Um aproveitamento baixíssimo. As únicas contratações que podemos chamar de reforços assim que aconteceram por essa diretoria foram a de Carlos Eduardo (afinal, 99% dos torcedores acharam que foi um excelente reforço no dia do anúncio) e Elias, jogadores que no momento do anúncio todos nós achamos que fariam um impacto imediato do time, o resto eram apostas de alto risco.
Assim sendo, as notícias que circulam nos jornais me preocupam um pouco, afinal, a diretoria vai fazer contratações ou trazer reforços? Com todo respeito a Fernandinho, Richarlyson e Rosinei, reservas do galo, evidenciam que o buraco do Flamengo pode ser mais fundo do que parece. Com certeza Fernandinho não é melhor que Paulinho, Rosinei não é melhor que Luiz Antônio, e Richarlyson não é melhor que nenhum deles. Esses nomes não resolvem o principal problema do Flamengo, a armação.
Em qualquer empresa, para se aumentar o faturamento precisa se investir mais e no futebol, investimento quer dizer reforços. Time com reforços é mais forte quer dizer disputa por títulos, e disputa por títulos aumenta a renda do time com bilheteria e sócio-torcedores. Um time que dispute vaga na Libertadores no brasileiro já enche o Maracanã, só lembrarmos das campanhas de 2007, 2009 e 2011. O Torcedor quer títulos mais pelo menos quer um time competitivo, que pelo menos dispute títulos e não precisava ser especialista para saber que esse time montado no começo do ano não iria dar em nada, a não ser o que estamos vendo agora.
Torcedor rubro-negro que gosta de futebol até demais resolvi montar uma lista de jogadores que estão no mercado ou estão em final de contrato com seus clubes que o Flamengo deveria ficar de olho.
Giuliano (Dnipro) – meia
Com contrato até junho/2015 e a crise política na Ucrânia o Dnipro poderia vender o meia por um valor entre 3 e 4 milhões de euros. Tem um salário de 650mil reais.
Diego (sem clube) – meia
O craque revelado no Santos encerrou seu contrato com o Atl Madrid nessa janela e pode ser o meia armador que o Flamengo tanto procura, acho que o interesse do Fenerbahçe não é muito problema já que o time está punido pela UEFA e não pode disputar competições europeias. Recentemente pediu 800mil de salário e 5mi em luvas por um contrato de 3 anos para assinar com o Santos.
Montillo (Shandong Ludeng) – meia
Não é um meia clássico, já atuou como segundo atacante no Santos e no Cruzeiro e com um outro meia para ajudá-lo no meio pode ser uma excelente contratação. O time chinês pede 1mi de euros e o pagamento integral do salário de 700mil para emprestar o atleta. Mesmas condições que Sporting exigiu pelo empréstimo do Elias em jan/2013.
Fernando (Shakhtar) – volante
Excelente volante na marcação e com boa saída de jogo, não vem sendo titular na equipe ucraniana, pode ser emprestado pelo Shakhtar devido à instabilidade política do país.
Hector Canteros (Vélez) – volante
Volante com características parecidas com Elias seria o jogador que daria aquela saída de bola e chegada que o time precisa. O Velez quer 2,5 mi de euros pelo jogador que tem um salário de aproximadamente 120 mil reais.
Lucas Pratto (Vélez) – Atacante
Com a venda do Brocador a diretoria poderia estar olhando por um atacante para substituí-lo. O Argentino pode ser bom atacante com aquela garra argentina que qualquer torcida gosta. Com um salário de 150mil o time argentino estaria disposto a vende-lo por 3,5mi de euros.
Jonas (Valencia) – Atacante
Com o contrato até junho/2015 e a chegada de um magnata árabe ao clube espanhol o atacante pode ser facilmente negociado, o problema é seu salário que chega a 1mi no clube espanhol.
Felipe Santana (Schalke 04) – Zagueiro
Fez uma péssima temporada pelo clube de Gelsenkirshen, isso pode facilitar o clube a liberá-lo pelo mesmo valor que o contrataram 1mi de euros. Ganha 400mil no time alemão.
Milton Casco (Newell’s Old Boys) – Lateral Esquerdo
Com a saída eminente de André Santos, o flamengo deve olhar no mercado um lateral esquerdo e a melhor opção que vejo é este lateral argentino. Rápido, apoia e compõem bem a linha de 4 e pode ser a solução que procuramos. O Newell’s quer 10mi pelo jogador que um valor alto mais seu salário baixo de 80mil no time argentino pode compensar pelo alto investimento.
Júlio Cesar (Queens Park Ranges) – Goleiro
O salário dele é fora da realidade até para times europeus, 2mi por mês. Isso mesmo! Poderia reduzir seu salário consideravelmente para jogar e encerrar a carreira no seu time de coração. Pode ser a cara da reconstrução do time e um excelente garoto-propaganda para o programa de sócio-torcedor.
Por Jonas Lima