O Sul-Americano masculino de basquete começa nesta quinta-feira com Brasil x Paraguai, na Ilha de Margarita, na Venezuela. Além dos paraguaios, a seleção ainda vai enfrentar na primeira fase o Equador e a Argentina pelo complemento do grupo A. Considerados os dois favoritos da chave, brasileiros e hermanos se enfrentam no sábado, dia 26, com grandes chances de estarem disputando o primeiro lugar. Mas antes do duelo dentro de quadra, o clássico já começou do lado de fora.
Concentrados no mesmo hotel, os jogadores das duas equipes têm se encontrado no hall, elevadores, dependências comuns e, acreditem, nos quartos. Rivalidade à parte, os companheiros de Flamengo, Olivinha e Laprovittola falam o mesmo idioma quando o assunto é vídeogame. Viciados em jogos de futebol, a dupla costuma protagonizar verdadeiras batalhas nos joysticks (controles).
– A gente brinca muito com o Nico. Temos um grupo no celular e estamos sempre nos falando, mexendo com ele sobre o nosso jogo pelo Sul-Americano. Estamos hospedados no mesmo hotel, jogamos umas partidas de futebol no vídeogame. Aqui, as disputas são muito acirradas. Imagino que Brasil x Argentina na quadra será também – declarou o ala/pivô brasileiro, que foi derrotado em duas das três partidas.
Acionado durante toda a temporada pelo armador argentino no Rubro-Negro, onde conquistou os três campeonatos que disputou, Olivinha sabe que enfrentar Nico não será das missões mais fáceis. Porém, confia no potencial do Brasil, que ainda conta com outros três rubro-negros Gegê, Benite e Cristiano Felício, além do técnico José Neto, para pará-lo.
– O Nico é um grande jogador, sabemos da qualidade dele, mas vamos fazer de tudo para o Brasil sair vencedor do encontro com a Argentina. Assim, poderei tirar uma onda com ele também (risos). Conheço também a equipe argentina, sei que tem grandes jogadores, mas acredito que podemos vencê-los – completou o camisa 7 da seleção, que divide quarto com Cristiano Felício.
A equipe canarinho estreia no Campeonato Sul-Americano nesta quarta-feira diante do Paraguai, às 19h (horário de Brasília), com transmissão do SporTV. Na sexta e no sábado, respectivamente, encara Equador e Argentina. Na outra chave estão Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. Os três primeiros colocados estão classificados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015, enquanto os quatro primeiros garantem a vaga no Torneio Pré-Olímpico das Américas do próximo ano. Desta seleção ainda sairão os dois últimos nomes para compor a lista de 12 do técnico Rubén Magnano na Copa do Mundo na Espanha entre os dias 30 de agosto e 14 de setembro.
Fonte: GE

