O tempo vai passando, a Copa do Mundo está acabando e lá vamos nós para a continuidade do Campeonato Brasileiro. Nesse tempo, muito se especulou, mas até o momento, pouco foi concretizado.
E aí você me pergunta, com esse time, com a sucessão da competição vamos ser rebaixados? Olha, sinceramente, não sei. Porém, o que está faltando no Flamengo é muito mais do que contratações. Fazendo um balanço com o time campeão da Copa do Brasil, tirando o Elias, o time é basicamente o mesmo. O elenco do Flamengo está longe de ser um dos piores do país. Pode não ser o melhor, mas no papel é um time regular, o problema é muito além disso.
No ultimo domingo, um amistoso contra o Tupi foi realizado no Ninho do Urubu, onde o técnico Ney Franco, começou a utilizar o esquema 3-5-2. Com o esquema de três zagueiros, a liberdade pros laterais, que já não estavam fazendo uma boa reposição defensiva, acaba se tornando maior, mas, em contrapartida, a defesa se fortalece muito, preenchendo os espaços que antes mesmo em outro esquema já estavam aparecendo, pois, nossos laterais não estavam aguentando o ritmo de ir ao ataque e voltar para ajudar. Gosto deste esquema, acho que com uma série de treinos e consequentemente o entrosamento, é o plano de jogo perfeito para o plantel que temos. O amistoso se encerrou em 2×1 enquanto os titulares estavam em campo, e os reservas no decorrer do tempo, perderam. Vale destacar que o Flamengo, com esse modo tático citado por mim anteriormente, tomou apenas um gol. Quando Ney mudou, 3 gols. O que ressalta que é, no momento, o ideal.
Contudo, infelizmente, não é só isso que falta pro nosso time, não é só o padrão de jogo. Falta raça, falta identificação, falta entender o que é o Flamengo. Não somente o que é ser o Flamengo, mas, sim viver o Flamengo. Jogadores andando em campo, sem um mínimo de dedicação e disposição em honrar o manto mais sagrado do mundo. Falta… Um time do tamanho do Flamengo não pode se contentar com apenas títulos de Campeonato Carioca e lutas para se livrar de rebaixamento.
As ambições tem que ser maiores, almejar vôos muito mais altos e para isso, outra coisa está em falta: A NAÇÃO RUBRO NEGRA. Com o time limitado que temos, vaiar com 15min 2T ( como no jogo contra o São Paulo no Maracanã) mostra o quanto a Nação também está em falta com o que é o Flamengo. A torcida, que já ganhou muitos jogos pro time, quando começa a xingar os dirigentes durante a partida, ao invés de empurrar o time em campo para tentar uma virada, mostrando uma total distância da identificação do “ser” Flamengo. E isso, indiscutivelmente, acaba se tornando mais um problema para esta continuação do campeonato.
E o que esperar dessa sequência? Alguns reforços para áreas carentes do elenco, mas principalmente resgatar dentre torcedores e jogadores a vivência de ser Flamengo, porque quando temos a identificação, raça e união, amigo, não tem time que segure… Pois como disse Ronaldinho na sua única frase certa na vida: “Flamengo é Flamengo”.
Fonte: Flamengo em Foco