Restruturação do Futebol Brasileiro.

Compartilhe com os amigos

Não cremos que possa sair através da CBF qualquer atitude no sentido de uma nova ordem para o Futebol Brasileiro, com uma estrutura carcomida, viciada e corrupta, seus dirigentes vão dar continuidade a tudo que observamos nas últimas décadas. No máximo a troca da Comissão Técnica da Seleção Brasileira, nesta questão Felipão e seus auxiliares quase certamente ainda ficarão para os três amistosos caça níqueis que serão realizados ainda este ano, o apego ao poder é algo inacreditável. Depois do maior vexame em cem anos de Seleção Brasileira, tivessem um pouco de sensatez e teriam pedido demissão, mas na verdade a esperança de continuarem vai ser sempre a última a morrer. POR MAIS INCRÍVEL QUE POSSA PARECER.
A continuidade do esquema José Maria Marin irá seguir com o seu discípulo Marco Polo Del Nero e quem sabe num futuro um Andrés Perez, por isso, mudanças somente de nomes, o continuísmo da mentalidade retrógada será o mesmo.
Não vemos, portanto a famosa luzinha no fundo túnel, nem mesmo com uma cruzada do que ainda resta da imprensa séria e progressista, um pequeno contingente diante da CORJA GLOBAL e similares, com sua “chapa branca”,seus eternos privilégios e manipulações. Por conseguinte, não esperamos nada da entidade mater do Futebol Brasileiro, todavia o nosso Flamengo através de sua diretoria, juntamente com alguns outros clubes, estão se mobilizando para obterem avanços na estrutura do nosso futebol, apoiando a votação no Congresso Nacional da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que  será um grande passo, obrigando aos clubes e seus dirigentes a prestarem contas regulares com a sociedade, pagarem rigorosamente em dia suas dívidas, com punição aos inadimplentes com rebaixamento para divisões anteriores.
Vemos então mais uma vez o Flamengo na vanguarda, para dar o primeiro passo na volta do verdadeiro Futebol Brasileiro.
Perspectivas para a final
Esperamos um jogo mais solto, mais técnico do que foi a semi-final entre a Argentina e a Holanda. Também esperamos um jogo mais disputado do que a carnificina da semi-final entre Alemanha e Brasil. Achamos o time alemão mais consistente e organizado, uma seleção bem mais homogenia. A Argentina melhorou muito o seu sistema defensivo, conta com Messi, jogador capaz de num lance decidir um jogo intrincado, também a liderança, capacidade de marcação e saída de bola de Mascherano é um fator positivo para os hermanos, o Di Maria é uma incógnita, se estiver em condições será mais uma arma argentina na decisão.
O jogo é jogado, apontar favorito é palpite.
Historinhas Rubro Negras
No ano de 1969, o Futebol Brasileiro também vivia uma crise, a derrota de 66 na Inglaterra deixou marcas, numa sacada diferente e surpreendente, o então Presidente da CBD João Havelange convida o jornalista e comentarista de futebol João Saldanha para ser o novo treinador da seleção. Anos de chumbo, AI 5 ,torturas, sumiços etc e tal, convidar um comunista para ser o treinador da seleção, não era uma atitude das mais sensatas diante da situação. Logo de cara o Saldanha escala o time, como comentarista não entendia como a cada jogo a seleção era modificada, Felix, C.Alberto, D.Dias, Joel e Rildo, Piazza e Gerson, Jair Tostão, Pelé e Edu num autentico 4 2 4ª as onze feras como gostava de dizer… Enfrenta uma Eliminatória sem problemas, a seleção atropela seus adversários, no Paraguai seria o jogo mais difícil, clima de guerra, ameaças, porém numa atuação de gala a seleção ganha por incontestáveis 3 x 0, no Maracanã apesar da classificação garantida, uma multidão de mais de 183 mil pagantes comparecem ao outrora gigante estádio, mais de 200 mil se computarmos os eternos penetras, jogo surpreendentemente duro, 1×0 ao final, chute de Edu, o goleiro Aguilheira bate roupa e o negão não perdoa…. O “João sem medo” está no auge da popularidade. Um desafeto desde de que assumiu a seleção era o treinador Yustrich, o “Homão” contestava o fato de Saldanha não ser treinador formado e batia nele sempre…. Já em 1970 treinador do Flamengo, as criticas tomam outra dimensão, João Saldanha indignado com as agressões do treinador resolve tirar satisfações, num sábado a noite invade a concentração rubro negra em São Conrado de arma em punho e visivelmente alcoolizado, mas não encontra Yustrich, dias depois agride um jornalista da Rádio Guaíba de Porto Alegre, quando de uma pergunta que não gostou, para finalizar o General Médice, da declaração que gostaria de ver o centroavante Dario na seleção, o Dada folclórico, esforçado, fazia seus muitos gols, mas estava longe de ser um jogador para uma Seleção Brasileira. Saldanha manda na lata, o Presidente Medice escolhe o seu ministério, eu não me meto, na seleção quem convoca sou eu, ele que não se meta… Dias depois o comunista João Saldanha estava demitido e o conservador Zagalo era o novo treinador, seu primeiro ato é convocar o apadrinhado Dario. Menos mal que ganhamos a Copa de 70, porém o polêmicos João Saldanha também teve o seus méritos indiscutíveis.
Autor: Fernando Lemos
Fonte: Flamengo RJ
Compartilhe com os amigos

Veja também