Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

A correta atitude do aumento no preço do ingresso do Fla.

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 09/09/2014
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar
Há um mês, lanterna do brasileirão. Há uma semana, virtualmente eliminado da Copa do Brasil. Por incrível que pareça o Flamengo se recuperou e hoje está “vivo” em ambas as competições. Mesmo assim, e pela milionésima vez, o clube acaba de adentrar mais uma crise política. No caso, a questão envolve o aumento no preço dos ingressos.
Segundo o Globoesporte.com, a reunião do Conselho Diretor realizada na noite de ontem foi tomada pelo embate entre diferentes poderes do clube. No olho do furacão, a disputa entre o departamento de futebol e o departamento de marketing pela manutenção ou não dos ingressos promocionais. Por ora, os preços foram aumentados, gerando o enorme mal estar relatado.
O departamento de marketing do Flamengo é o poder responsável por pensar o clube como negócio, gerindo uma entidade antes assolada pela irresponsabilidade e próxima à bancarrota. A eleição da atual diretoria foi o ponto de inflexão de um louvável processo de resgate da credibilidade e da saúde financeira do Rubro-Negro. Em 2013, o Fla assumiu a liderança do ranking de receitasdesconsiderando-se transferências de atletas. Para 2014 o cenário indica a liderança absoluta, incluindo um inédito superávit nas contas. Grande parte deste modelo vem sendo financiado pelas receitas de bilheteria, conforme levantamento Pluri Consultoria relativo a 2013:
A liderança sob a ótica da “Renda Total” se deu, em boa dose, pelo alto ticket médio – inferior apenas ao do Atlético-MG.  Mas em 2014 a coisa mudou de figura, segundo relatório Futdados/Footstats  relativo ao Campeonato Brasileiro. Embora vice-campeão no ranking de bilheteria, o Flamengo se encontra inimagináveis R$ 10 milhões abaixo do líder Corinthians. Devido aos ingressos subsidiados, seu ticket médio caiu para sétimo no mesmo ranking.
A questão do preço dos ingressos é mais complexa do que presumem os puristas, possuindo características que apontam para o esgotamento do modelo de descontos. São três as razões:
1) Descontos possuem prazo de validade
Um dos mantras do marketing esportivo: promoções precisam de um horizonte temporal bem definido, caso contrário seus descontos são internalizados pelos consumidores e perdem efeito. O Flamengo estabeleceu que seus ingressos cairiam enquanto a equipe precisasse de todo apoio possível. A torcida comprou a ideia e os resultados vieram. Eis um caso clássico de política que cumpriu aquilo a que se propôs, sendo a hora de sair de cena.
2) Flamenguistas apresentam comportamento inelástico
Esta é a uma conclusão do próprio Blog Teoria dos Jogos, que analisou as respostas por parte da torcida a modificações no preço dos ingressos durante o Brasileirão 2013. Os flamenguistas, nos últimos anos, vêm apresentando comportamento típico de fidelidade, reagindo bem a descontos e não tão mal a majorações. Assim, o fim das promoções levaria a uma redução proporcionalmente menor do público pagante, aumentando os ganhos do clube com bilheteria.
3) O naco destinado ao Consócio Maracanã diminui à medida com que aumentam as rendas totais
Vejamos a tabela que relaciona as últimas partidas do Flamengo no Maracanã:
Nos últimos tempos, nenhum expediente vem sendo tão controverso quanto a fatia das bilheterias abocanhadas pelo Consórcio Maracanã. Neste sentido, percebam que o percentual destinado ao Fla cresce à medida com que aumentam as receitas totais. Evidentemente, existe uma relação positiva com o público pagante, mas a relação inequívoca acontece perante a renda. O melhor exemplo são as partidas contra o Sport e o Atlético-MG. Frente aos pernambucanos o público pagante foi ligeiramente inferior, mas a bilheteria maior. Assim, o percentual destinado ao clube também foi maior, comprovando o argumento de que o Flamengo ganha proporcionalmente mais à medida com que melhor arrecada.
Diante do exposto, o Blog Teoria dos Jogos se posiciona favoravelmente ao aumento do preço dos ingressos – nunca perdendo de vista que tais movimentos devem responder a processos circunstanciais de oferta e demanda, o que levaria a novas promoções caso se façam necessárias.

Fonte: Falando de Flamengo
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Jorginho detona critérios de Daronco em jogo do Flamengo x Santos, pelo Brasileirão

7 2

Jardim analisa impacto da ausência de Arrascaeta e detona não expulsão em jogo do Flamengo x Santos

6 2
Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino, do Flamengo, marca golaço após ‘deixadinha’ de Pedro em jogo do Brasil contra a Índia

16 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo monitora zagueiro da Seleção Brasileira, diz jornalista

33 8

Reforço do Flamengo publica carta de despedida do Paysandu; veja quando será apresentação no Ninho

18 1
Brasileirão

Palmeiras vence Bahia e fica a 1 ponto do Flamengo; veja tabela atualizada do Brasileirão 2026 na 29ª rodada

4

Leonardo Jardim cobra Daronco e expõe clima dos jogadores do Flamengo após jogo contra o Santos

6 9
Libertadores

Técnico do Estudiantes prevê lesionados à disposição contra o Flamengo na Libertadores: “Jogo do ano”

10 3

Jorginho, do Fla, diz que Palmeiras não tem Mundial e admite sabor especial de ser campeão sobre o time paulista

25 1
Comentários Recentes
  1. Marcelo em Flamengo vacila, cede empate ao Santos e perde chance de disparar na ponta do Brasileirão

    Luís Araújo é displicente, burro e ainda acha que joga bola.

  2. Marcvime em Flamengo vacila, cede empate ao Santos e perde chance de disparar na ponta do Brasileirão

    Falha grave do Rossi e depois do Jorginho no mesmo lance. O jogo estava tranquilo, dominado.

  3. Marcelo em Flamengo vacila, cede empate ao Santos e perde chance de disparar na ponta do Brasileirão

    Rossi tem momentos de retardo mental em grau altíssimo.

  4. Marcelo em Flamengo vacila, cede empate ao Santos e perde chance de disparar na ponta do Brasileirão

    Está para nascer um jogador mais vagabundo que o Luís Araújo. Participou 2 vezes do jogo: na primeira cometeu pênalti…

  5. PS em Presidente do Vasco, Pedrinho ataca Flamengo e Fluminense por Maracanã e dispara: “Vou incomodar muito mais”

    Esse elemento esqueceu de alguns detalhes: qdo se fez a licitação o clube que ele representa, não quis participar ,…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo