Conheço bem o estilo de Vanderlei Luxemburgo.
E embora ele trate com extrema cautela a pontuação do Flamengo no Campeonato Brasileiro, 25 pontos somados em 20 partidas disputadas, o trabalho que executa não visa apenas à participação do time nesta competição.
Tampouco lhe preocupa a campanha na Copa do Brasil.
Afeito a projetos de média e longa duração, o técnico detentor de cinco títulos da competição conseguiu arrumar a casa de tal maneira que hoje é possível enxergar um time quando o Flamengo entra em campo.
A equipe limitada, mas surpreendentemente competitiva, dirigida por Jayme de Almeida, caiu de produção a partir da saída de Elias, e demorou a recuperar o padrão nas mãos de Ney Franco.
Mas, com um ou outro reforço, sobretudo o do argentino Hector Canteros, e sob o comando de Vanderlei, o Flamengo readquiriu sua alma.
Não é propriamente ainda um time candidato a disputar títulos, inclusive o da Copa do Brasil, mas já se mostra equilibrado _ condição fundamental para a projeção do crescimento.
É evidente que as limitações técnicas e numéricas do elenco, o pouco tempo para treinos técnicos e táticos e o acúmulo de jogos nos meses de setembro e outubro dificultam desenvolvimento.
Mas se a torcida tiver um mínimo de paciência com os altos e baixos que o time apresentará este ano e se a diretoria injetar confiança no trabalho que Vanderlei vem executando, diria que o Flamengo tem tudo para cumprir uma jornada das mais promissoras em 2015…
JOGO DURO
Por isso o confronto com o Corinthians, no Maracanã, não deve ser encarado com sofreguidão.
O Flamengo não precisa ser afoito na busca pela vitória porque vem de derrotas para Grêmio e Goiás.
Mesmo jogando em casa, o time rubro-negro deveria repassar ao time de Mano Menezes e Elias a obrigação da vitória.
Fonte: Blog do Gilmar Ferreira