Quando Luxemburgo chegou ao Flamengo, na 12ª rodada, o clube segurava a lanterna da competição e somava apenas 7 pontos. De lá pra cá, Luxa comandou uma reação impressionante no Flamengo, que conquistou 6 vitórias em 7 jogos e terminou o primeiro turno distante da zona de rebaixamento. No segundo turno, entretanto, o desempenho do Mengão caiu muito e nos últimos 6 jogos, o time somou apenas 6 pontos – uma vitória, 3 empates e duas derrotas. O que aconteceu com o Mengão, Luxemburgo?
Bem, antes de mais nada, é importante entender o momento do campeonato. No momento em que arrancou, o Flamengo enfrentou adversários teoricamente mais fracos (exceção ao Atlético-MG, que vivia um momento de irregularidade). Desde então, o Mengão teve clássico, jogos contra os líderes e, naturalmente, deixou escapar alguns pontos.
Em segundo lugar, o clube se deparou com uma sucessão de ausências de seus principais jogadores. Cáceres vira e mexe está fora do time (seja por convocação, contusão ou suspensão), Paulinho contundiu-se gravemente, Wallace saiu contundido, Eduardo da Silva perdeu jogos em sequência… com um elenco enxuto, é difícil manter o padrão de atuações sem alguns jogadores.
Não menos importante: o time sofreu gols nos minutos finais contra diversos adversários e deixou escapar muitos pontos. Foi assim contra o Grêmio, Palmeiras e São Paulo, por exemplo. A desatenção do time tem cobrado um alto preço e, com isso, o Flamengo segue próximo da zona de descenso.
Com a ascensão de alguns adversários que vinham mal na competição, o Flamengo precisa voltar a pontuar logo. É bom o Luxemburgo tirar um coelho dessa cartola para não passar por sufoco. Afinal, o Flamengo vai do céu ao inferno em muito pouco…
Fonte: FTB Pro