O esquema tático implantado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo no clássico de ontem, diante do Fluminense, não foi o dos piores. Mas também precisa ser destacado alguns pontos de dificuldade que precisam ser superadas para que o Flamengo termine com tranquilidade a disputa deste Campeonato Brasileiro. O empate saiu de bom tamanho para a equipe da Gávea.
Como de costume nessa temporada, o lado direito do Flamengo comandado pelo lateral Léo Moura parece não existir. Praticamente todos os erros defensivos e a má qualidade no momento da criação de jogadas acontecem por este setor do time rubro-negro. Se faz necessária uma reformulação nesta posição pelo bem do Rubro-Negro.
Já o lado esquerdo continua rendendo frutos ao Flamengo. Ontem, foi justamente deste setor que saiu o gol marcado pelo atacante Eduardo da Silva, ao receber a assistência do meia Everton, que participa e bem das jogadas pela esquerda de ataque do Rubro-Negro. Aliás, o brasileiro naturalizado croata merece ser de vez titular da equipe por conta da evolução técnica que vem mostrando ultimamente.
A escolha de Luiz Antonio para substituir Canteros, que estava suspenso para o clássico de ontem, não foi uma decisão acertada de Vanderlei Luxemburgo. O camisa 25 do Flamengo não vem tendo boas atuações e foi um erro do treinador persistir nele para enfrentar o Flu. Márcio Araújo vem demorando muito para desenvolver as jogadas, assim como Lucas Mugni, que também não foram bem.
O Flamengo continua a maratona de jogos importantes na quarta-feira, diante do São Paulo, fora de casa. É de extrema importância que as dificuldades apresentadas ontem não se repitam. O empate no clássico não muda muito a situação rubro-negra na classificação, mas ainda tem coisa a acontecer.
Fonte: Grito da Nação