Uma doce vingança. Derrotado, no turno, pelo Corinthians, o Flamengo devolveu o revés, no Maracanã, na primeira vez que Mano Menezes voltava ao estádio, após o seu esdrúxulo pedido de demissão, imediatamente depois de sofrer uma goleada de 4 a 2 do Atlético Paranaense.
O duelo entre os dois times de maior torcida do país não chegou a ser tecnicamente brilhante. Longe disso. Mas sobrou emoção nos 45 minutos finais, quando as duas equipes abandonaram a cautela da primeira etapa, que foi chocha e sem graça.
Após o intervalo, sim, houve um pouco de futebol e muito de emoção. O Corinthinas perdeu a sua melhor chance com Luciano, que desviou a bola de Paulo Vítor mas a viu sair raspando a trave. Na sequência, foi a vez do Flamengo buscar o ataque e num cruzamento em cobrança de falta, Eduardo da Silva (adiantado) matou e Wallace fuzilou Cássio. 1 a 0.
A partir daí o jogo ficou ainda mais aberto e se os paulistas passaram a pressionar mais, foram os cariocas que tiveram as melhores oportunidades, no contra-ataque. Uma delas em um pênalti duvidoso que Eduardo da Silva cobrou, mas Cássio fez grande defesa. A outra, novamente com o brasileiro naturalizado croata avançando livre área adentro, mas o goleiro do Timão saindo aos seus pés e evitando o gol.
No final, o 1 a 0 permaneceu no placar, justificando a festa da torcida, que queria se vingar de Mano e, de quebra, de Elias, seu ídolo do ano passado que, pela primeira vez, enfrentava o rubro-negro.
Vítórias do Fla e do Flu (na véspera, por 3 a 0, sobre o Palmeiras), derrota do Botafogo, batido por 2 a 0 pelo Internacional, no Beira-Rio. Resultado que nem pode ser considerado desastroso. Mas que faz com que o Glorioso volte a ficar perigosamente próxima da zona de rebaixamento. Jefferson, melhor jogador do alvinegro, desta vez, falhou no primeiro gol, num chute lindo de Alex mas que só entrou porque o goleiro estava muito adiantado.
Com a derrota do Cruzeiro para o São Paulo, o campeonato volta a ficar aberto, mas basicamente numa disputa entre o tricolor paulista e o Trem Azul. Mesmo com a vitória de sábado, o Fluminense está muito longe para almejar o título.
De qualquer forma, foi boa a atuação dos comandados de Cristõvão Borges, contra o Palmeiras. Fred marcou duas vezes (a primeira, deitado, no seu melhor estilo; a segunda, de pênalti). Conca marcou o terceiro, numa falha clamorosa do goleiro Fábio. O resultado mantém o time das Laranjeiras na briga por uma vaga na Libertadores, o máximo que o futebol carioca pode conseguir neste Brasileirão.
Fonte: Blog do Renato Maurício Prado